quinta-feira, 17 de março de 2022

A liberdade interessa! Os Direitos Humanos interessam!


Maria João Garcia*

A propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), e do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), fui com os meus alunos à biblioteca ver/ rever livros e autores que já foram proibidos em períodos muito tristes da História. Alguns desses livros / autores já tinham sido lidos ou estudados por eles, e apercebem-se do seu valor. Ou não. É que só damos valor ao que perdemos! Que mau exemplo nos dá o corvo Vicente ao lutar pela sua liberdade! Que perigosas as histórias de Jorge Amado sobre meninos excluídos e pobres que vivem na praia, sobre um amor entre um gato e uma andorinha! Que vida levou Anne Frank naquele anexo! E Ilse Losa, refugiada em Portugal, recorda o mundo em que viveu.
Escolhemos imagens, fizemos a legenda e ei-la: a exposição! Umas das imagens eram sobre refugiados: os de ontem (da Segunda Guerra Mundial) e os de hoje (os que chegam de barco, que atravessam oceanos de incerteza, de pavor…e morrem nessa água que, no caminho para a liberdade e para a esperança, se transforma em cemitério).
E, a partir de 24 de fevereiro, estupefactos, podemos escolher mais imagens sobre refugiados! Que triste! Assistimos, na nossa comodidade, a migrações aflitivas, ao atropelo dos Direitos Humanos, ao querer calar a liberdade de expressão, de manifestação!
Em janeiro de 2015, dissemos: «Je suis Charlie!»
Hoje, pelo mundo todo, dizemos: «Eu sou ucraniano!»
Como alguém dizia, tenho de lutar quando perseguem os outros. Se não o fizer, quando chegar a minha vez, não haverá ninguém. Quando se trata de denunciar injustiças, lembremo-nos do poema « Porque » de Sophia, do verso « Porque os outros se calam mas tu não». Se nos calarmos, não fazemos a diferença!
E ainda a propósito de exposições, para o Dia da Europa (9 de maio) tenho, tinha, algo planeado. Que Europa? Que material teremos para expor?

*Docente de Português


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...