quinta-feira, 30 de junho de 2022

Entre Pedras e Pedrinhas, Descobrimos a nossa Água


Susana Peres e Ana Isabel Pimenta*

No âmbito do desenvolvimento do Projeto de Departamento Entre Pedras e Pedrinhas, Descobrimos a Nossa Água, as crianças das turmas D e E, do Jardim de Infância da Lousã, continuaram as suas descobertas por fluxos de água e fontes na sua bonita vila.
Desta vez, e depois de um percurso fantástico pelos passadiços e por entre uma paisagem maravilhosa, encontraram a “Ribeira de S. João”, na praia fluvial da Senhora da Piedade.
Encontraram, ainda, a “Fonte da Vida” e a “Fonte da Esperança'' e descobriram uma pequena cascata.
Considera-se de um enorme enriquecimento para as crianças estas descobertas do património natural da sua localidade para que sejam cidadãos/ãs responsáveis, capazes de o respeitar e proteger.


Carina Costa e La Salete Martelo*

No que diz respeito ao mesmo projeto, as crianças das turmas A e C do Jardim de Infância da Lousã foram visitar as fontes e bebedouros existentes na Vila da Lousã.
Através do “Ciclo da água'', perceberam a origem da água que chega às fontes e bebedouros, vinda de nascentes da Serra da Lousã, refletiram sobre a importância da água na vida dos seres vivos, da preservação da água limpa e do não desperdício, principalmente porque observaram que uma das fontes já se encontra seca.
A importância da água na vida de todos foi reforçada com atividades sobre a floresta e a poluição dos rios na visita à “Oficina de Segurança da Lousã''.
As crianças divertiram-se com as descobertas que realizaram no decorrer deste projeto e revelaram sensibilidade e preocupação com a importância e cuidados a ter com a água.



Paula Magro e Maria Guilhermina Antunes*

Relativamente ao mesmo projeto “Entre pedras e pedrinhas, vamos descobrir a nossa água” e, com os objetivos de conhecer e valorizar o património local bem como de despertar consciências para a preservação da água da nossa serra, as turmas B e F do Jardim de Infância da Lousã, também visitaram, no passado dia 22 de junho, diversas fontes desta vila. 
Acompanhadas pelo Professor Cabral, avô de uma das crianças, visitaram a Fonte do Regueiro, também conhecida pela Fonte dos Bois, a Fonte da Família, o Chafariz do Largo da Graça, a Fonte do Fundo da Vila e, por último, a Fonte dos Mouros. 
Assim, esta atividade constituiu uma verdadeira aula de História ao ar livre onde as crianças ouviram, viram e aprenderam diversos aspetos que fazem parte do património cultural e da história da Vila da Lousã.


*Educadoras do JI da Lousã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seminário Multilateral "Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”

Equipa do Seminário; Foto: Liliana Brites A docente do AEL, Liliana Brites integrou a delegação portuguesa presente no Seminário Multilatera...