segunda-feira, 11 de julho de 2022

Voltar atrás - Canção à espera de palavras


Ana Simões, Isabel Almeida, Maria Otília, 
Paula Castro e Valter Correia*

O projeto interdisciplinar “Voltar atrás – Canção à espera de palavras” foi desenvolvido com todos os alunos da turma A do 5.º ano, do Agrupamento de Escolas da Lousã, na disciplina de Complemento à Educação Artística, em articulação com as disciplinas de Português e Educação Musical, e com a colaboração da técnica de Terapia da Fala do Centro de Recursos para a Inclusão da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, no âmbito da participação no 2.º Concurso de Escrita para Canções 2021/2022, organizado pela APEM/Cantar Mais, para a “Canção à espera de palavras” com música composta por Luísa Sobral. O projeto integra o Projeto Cultural de Escola cujo tema aglutinador é “A água”. As atividades foram acontecendo assentando numa dinâmica de trabalho em grupo. A turma, após ouvir e ficar a conhecer a música proposta, explorou, experimentou e sentiu as palavras certas para juntar à melodia, dando lugar à criatividade e à imaginação, criando a letra “Voltar atrás”, a qual transmite uma mensagem reveladora de responsabilidade e consciência ambiental e social.
As várias etapas do trabalho realizado permitiram aos intervenientes:
- Aceder a domínios da educação artística e utilizar de modo proficiente linguagens e símbolos associados às artes, e através destas expressar as suas preocupações e ideias em prol de um futuro mais sustentável;
- Desenvolver e adequar comportamentos em contextos de cooperação e partilha, em clima de respeito mútuo;
- Utilizar formas de comunicação aumentativa e alternativa (Makaton e símbolos pictográficos) que permitam uma maior acessibilidade e compreensão da mensagem;
- Contribuir para o bem-estar de cada um e para a verdadeira inclusão.
Neste projeto artístico fez a diferença o trabalho colaborativo e em equipa, ter a participação da Terapeuta da Fala, e descobrir a riqueza da interpretação da letra em gestos Makaton. Também, foi muito importante a colaboração da disciplina de Inglês, na tradução da letra da canção para inglês, da Educação Especial, na representação pictográfica da letra com recurso ao software “Comunicar com Símbolos”, e o apoio do ATL – Cáritas de Coimbra, na elaboração de uma compilação para memória futura e na apresentação pública do projeto na Biblioteca Escolar da EB Nº 2 da Lousã, um espaço de eleição na escola para a partilha de experiências e projetos. De registar a generosidade do professor Rijo Madeira, na gravação e produção do vídeo.
O projeto foi proposto ao Concurso Escola Amiga da Criança, na categoria Cidadania e Inclusão, pois assentou assim num paradigma inclusivo prevendo a igualdade de oportunidades, num trabalho em equipa, em que cada interveniente, na sua especificidade, se complementou.
* Docentes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...