No âmbito da intervenção do Centro de Recursos para a Inclusão da ARCIL, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, está a ser desenvolvido na turma do 3º B o programa Mini ToP – Tempo Partilhado.
O Mini ToP é um programa que tem como principal objetivo garantir que todas as crianças, mesmo aquelas que não comunicam através da fala, possam aproveitar ao máximo os seus dias e divertirem-se com as outras crianças na escola, em casa e nos outros locais onde vão.
Nas primeiras sessões, os técnicos do CRI que estão a desenvolver o projeto na escola (Terapeutas da Fala Tânia Fonseca e João Canossa Dias), com a colaboração da Docente Titular de Turma (Alice Cardoso) e Docente de Educação Especial do CAA– UEE (Eunice Lopes), exploraram na turma o tema da comunicação, falando das diferentes formas de comunicar que existem, da declaração de direitos de comunicação e das dificuldades que podem surgir nessa área, sensibilizando para o risco de isolamento social de crianças com perturbações da comunicação. Nas sessões de trabalho seguintes, e em pequenos grupos, os alunos têm sido orientados no sentido de se tornarem “agentes Mini-ToP”.
Acreditamos que, com este projeto, estaremos a desenvolver nas crianças valores de empatia, tolerância e solidariedade, que farão deles cidadãos mais responsáveis, agora e no futuro.
Eunice Lopes, docente de Educação Especial
Sem comentários:
Enviar um comentário