Centro de Documentação 25 de Abril, Coimbra; Foto: Afonso Costa
No dia treze de outubro, a turma 11ºD1, do curso de ciências socioeconómicas, e no âmbito da disciplina de Economia visitou o Centro de Documentação 25 de Abril. Foram muito bem recebidos pelas assistentes técnicas, Fernanda Ventura e Luísa Conceição que, depois de apresentarem e contextualizarem o centro, deram a conhecer todo o edifício e o respetivo espólio.
Este centro, pertencente à Universidade de Coimbra, recolhe, recupera, organiza e expõe documentos relacionados, não só com a Revolução dos Cravos, mas com toda a segunda metade do século XX português, tais como, revistas, cartazes, panfletos, cartas, recortes de imprensa, registos audiovisuais e iconográficos, autocolantes e crachás.
Fundado em 1984, a pedido de um grupo de alunos e professores universitários ligados à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na sequência da constatação de que muitos documentos alusivos ao Estado Novo e ao período da Revolução estavam a ser comprados por organismos estrangeiros, tornou-se num dos mais importantes arquivos nacionais sobre história portuguesa do século XX.
Mais do que um mero arquivo e um espaço de investigação, que promove conferências, exposições e debates, é, sem dúvida, um espaço que convida quem o visita a mergulhar nas páginas da História de Portugal
Integrada na comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a visita teve como propósito sensibilizar os alunos para a importância da data.
Afonso da Costa, aluno do 11ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário