sábado, 2 de dezembro de 2023

Regime Democrático

Tendo raízes na antiga Grécia, principalmente em Atenas, os regimes democráticos foram evoluindo e a democracia é um dos sistemas políticos mais prevalentes e influentes no mundo atual, sendo também o regime que apresenta melhores resultados.
Em democracia, o poder político emana do povo e os cidadãos têm o direito de escolher os seus líderes e de participar na tomada de decisões; todas as pessoas, incluindo governantes e cidadãos, estão sujeitas à lei, garantindo-se, supostamente, a justiça e a igualdade perante a mesma. Os regimes democráticos protegem os Direitos Humanos, individuais e coletivos, bem como a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, direitos civis, entre outros. Todos estes aspetos constituem vantagens que tendem a gerar melhores condições de vida.
Apesar das referidas vantagens, há a considerar também algumas desvantagens, que se impõem como desafios: a corrupção, por exemplo, pode minar a confiança na democracia, enfraquecendo a integridade das instituições; a polarização extrema da política pode levar à paralisia governamental e à incapacidade de alcançar consenso; a disseminação de notícias falsas e a manipulação da informação podem distorcer o debate público e influenciar as eleições.
São considerados importantes os factos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 enfatizar a importância da democracia na promoção dos direitos humanos e da democracia assumir muitas formas, desde a democracia direta, onde os cidadãos votam diretamente em questões, à democracia representativa, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome.
São exemplos práticos: os Estados Unidos, uma democracia representativa de um sistema de governo federal; a Alemanha, uma democracia parlamentar com um sistema multipartidário, e a Suíça, uma democracia direta, onde os cidadãos votam frequentemente em referendos para tomar decisões importantes.
A meu ver, apesar das diferenças de país para país, a perfeição global será sempre uma “utopia” e os desafios contemporâneos exigem vigilância constante para proteger e fortalecer a democracia em todo o mundo. A democracia é um sistema político complexo, mas fundamental para a proteção dos direitos individuais, o desenvolvimento das nações e a promoção da paz global.

Vitória Almeida, aluna do 10ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...