No dia 20 de dezembro decorreu uma palestra interativa com o Dr. Miguel Costa, Consultor em Educação e Direitos Humanos, em representação do IUS GENTIUM CONIMBRIGAE, Centro de Direitos Humanos associado à FDUC, sobre “A violência no namoro”, com o intuito de levar os alunos a pensar mais profundamente neste tema e naquilo que de facto é ou não é a violência no namoro.
A ação foi dinamizada no âmbito do Projeto de Educação Sexual da turma 11ºA, e contou com a colaboração da professora Cristina Machado no convite ao orador, em estreita ligação com a Diretora de Turma, professora Anabela Correia.
Após o “quebra-gelo” inicial, a palestra consistiu em vários momentos fundamentais. Na introdução contou-se com a participação e contribuição dos alunos ao discutir
conceitos associados ao mesmo.
Seguidamente, teve lugar a discussão sobre o tema, em todas as suas ramificações. Esta foi complementada por uma atividade prática baseada na escolha de uma posição relativamente a várias afirmações relacionadas com a violência no namoro.
O cerne desta atividade estava alinhado precisamente com o objetivo geral da palestra: consciencializar os alunos sobre a violência no namoro e as várias formas que pode tomar.
Esta sessão de esclarecimento foi deveras enriquecedora para turma, uma vez que se colocaram perante os alunos questões com as quais possivelmente nunca se haviam confrontado, nomeadamente questões subjacentes ao limite entre aquilo que é o amor e o abuso, ou o namoro e a violência.
Francisco Barreto Carvalho e Guilherme Dias Sançana Seco, alunos do 11ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário