segunda-feira, 20 de maio de 2024

Programação e Robótica: uma abordagem STEAM no apoio à aprendizagem

Ação de formação: Programação e Robótica
Foto: Susana Monteiro Lucas

No âmbito do Plano de Formação Interno do Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) e no contexto da dinamização do Laboratório STEAM da EBn.º2 da Lousã, com o objetivo de potencializar os recursos disponíveis neste espaço, realizou-se, recentemente, uma ação de formação intitulada Programação e Robótica: uma abordagem STEAM no apoio à aprendizagem. Esta formação foi especialmente direcionada para educadores do Pré-Escolar e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
A ação de formação, promovida em formato de Ação de Curta Duração (ACD) e acreditada pelo Centro de Formação Nova Ágora, contou com uma carga horária de 4 horas, dividida em duas sessões. As sessões ocorreram nos dias 30 de abril e 7 de maio e foram ministradas por docentes do AEL, proporcionando aos formandos ferramentas e conhecimentos essenciais para integrar a programação e a robótica nas suas práticas pedagógicas, de forma contextualizada e articulada com os conteúdos programáticos.
De referir que esta formação teve um cariz bastante prático, onde foram exploradas várias sugestões de atividades com os robôs educativos: Blue-Bot, Bubble, Mind e Lego Spike. Os professores participantes expressaram uma opinião extremamente positiva sobre a formação, destacando a sua utilidade e aplicabilidade prática.
Ação de formação: Programação e Robótica
Foto: Eunice Lopes

Carla Ferreira, equipa PADDE

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...