Os alunos das turmas A e B do nono ano, que agora terminam o 3.º ciclo de escolaridade, participam em projetos eTwinning desde o 6.º ano, construindo aprendizagens e trocando experiências com os seus congéneres de escolas doutros países da Europa.
No presente ano letivo, o enfoque assentou na temática do bem- estar na escola e em casa, com o projeto “H.A.P.P.Y. – Health, Awareness, People, Perseverance, Yeah, tendo o Agrupamento de Escolas da Lousã sido uma das escolas fundadoras, em parceria com uma escola da região da Calábria na Itália, contando ainda com a participação de uma escola da região de Zaporizhzhia, na Ucrânia e outra dos Países Baixos. Na Escola Secundária da Lousã, o projeto pode entrecruzar aprendizagens de outros projetos e de diversas disciplinas, tais como Inglês, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física, Espanhol e C.E.A. entre outras.
Ter uma escola da Ucrânia a participar neste projeto foi de extrema importância para todos os participantes, pois os alunos e professores Ucranianos, em ensino à distância, não deixaram de participar em todas as atividades, ensinando-nos, todos os dias, o valor da palavra “resiliência”, que ficou ainda mais patente no seu “Diário da Guerra”, que partilharam connosco no projeto. Para eles, estar no projeto terá representado o mais próximo possível do que seria “um dia normal de aulas”; para nós, o valorizar as coisas simples da vida, aprender a ouvir o outro, a valorizar a Liberdade e a Paz…
O projeto foi sendo desenvolvido como se de um livro se tratasse, a ser escrito em conjunto, assim, os diversos desafios e atividades colaborativas organizaram-se em 4 grandes capítulos, que estiveram na génese do título do projeto – o Capítulo I versou sobre a Saúde - cuidar da saúde física e mental; o Capítulo II – “Awareness” centrou-se no autoconhecimento, o tomar consciência das nossas fraquezas, dificuldades e capacidades, os nossos pontos fracos e fortes; o Capítulo III, sobre as Pessoas – a gentileza e a empatia; como podemos ajudar os outros e os outros nos podem ajudar, o que podemos aprender com os outros; o Capítulo 4 intitulou-se “Perseverança” - ser resiliente, lidar com dificuldades e problemas. Entre os diversos capítulos ocorreram os “Momentos Yeah” - o “World Kindness Day, o Natal, o Dia Internacional do Obrigado, o Carnaval, a Páscoa e o Dia Mundial do Riso, porque é importante celebrar pequenas conquistas, agradecer e desfrutar de bons momentos em conjunto. A narrativa fica concluída com o Capítulo final -“Yeah!”, em que refletimos sobre este percurso partilhado, em que todos pudemos crescer e aprender uns com os outros, e, no caso das turmas A e B de 9.º ano foi mesmo possível concretizar um pequeno sonho – o de visitar uma cidade estrangeira, pernoitar fora de casa e viver desafios e aventuras em conjunto. Esta aventura, a que demos o nome de “H.A.P.P.Y. Moments”, teve lugar em Salamanca, Espanha, nos dia 30 e 31 de maio e só foi possível graças a toda a ajuda e envolvimento dos Encarregados de Educação das duas turmas.
Com o eTwinning, fazemos amizades e aprendizagens, estreitamos laços e construímos memórias, em conjunto.
Cristina Silva, professora mentora eTwinning
Projeto HAPPY/Foto: Cristina Silva
Parabéns, Cristina! Adorei e cresci profissionalmente ao trabalhar contigo!
ResponderEliminar