Dot.Com
Realizador do filme: Gonçalo Galvão Teles
Alguns dos atores são: João Tempera (Pedro), María Adánez (Helena), Marco Delgado (Victor), Isabel Abreu (Ana), Margarida Carpinteiro (Luísa), Lia Gama (Clara), José Eduardo (Mário), Maria José (Maria Madalena), Tony Correia (Osvaldo), Pedro Alpiarça (Inácio).
O filme Dot.Com foi visionado no auditório da EB Nº 1, na aula de Português, no dia 27/9/2021. É uma comédia, filmada em Portugal, em 2007. Tem duração de 1h e 43 minutos e o tema é o desenvolvimento das aldeias de Portugal.
O filme conta a história de Águas Altas, uma aldeia no interior de Portugal que quer uma estrada que a ligue ao mundo. Para conseguir o que quer, Pedro, um engenheiro, cria um site: www.aguasaltas.com. Mas uma empresa espanhola quer vender uma marca de água com esse nome e fará tudo para ficar com o nome do site. A partir daí, há uma divisão da aldeia: os que querem vender o site e os que veem a intenção da empresa espanhola como mais uma tentativa de invasão. Depressa, a aldeia passa a ser notícia de abertura de todos os telejornais.
A professora escolheu este filme porque é português e fala sobre a água, que é o tema com que a escola vai trabalhar este ano.
Antes eu pensava que, por ser um filme português, iria ser aborrecido mas afinal foi interessante. Achei que o filme estava bem estruturado e que os atores interpretaram bem o seu papel.
Recomendo o filme Dot.Com, pois nele se nota como é difícil manter as coisas como estão e lutar contra ou a favor do desenvolvimento das aldeias.
JM, 9ºG
Vi o filme Dot.Com, de Luís Galvão Teles, no auditório da EB1, no dia 27 de setembro, na aula de português, no âmbito do Plano Nacional de Artes e do Plano de Atividades do Agrupamento.
Passa-se maioritariamente em Portugal mas apresenta cenas ocorridas em Espanha. Estreou no dia 5 de abril de 2007 e dura 103 minutos. É um filme português de comédia que, entre outras coisas, fala sobre a globalização, a internet e demonstra também como, se formos inteligentes, conseguimos arranjar soluções que agradem a todos. Conta com a participação de João Tempera, Marco Delgado, Maria Adánez, Lia Gama, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, entre outros.
Dot .com foi escolhido por estar relacionado com a água, tema que foi selecionado pelo Agrupamento da Lousã para ser abordado. Fala sobre uma pequena aldeia localizada em Portugal chamada Águas Altas que se torna o centro do mundo quando uma multinacional de Madrid a ameaça com uma indemnização de 500 mil euros se o site da aldeia não for fechado, pois este tem o mesmo nome da marca da água que a empresa quer lançar. Acontece que o site foi criado em nome da Associação da Aldeia e só esta o pode fechar e uma grande parte dos habitantes da aldeia é contra o seu encerramento.
Eu gostei do filme, pois tem piada e é interessante, já para não dizer que mostra muito bem como é a vida numa aldeia: toda a gente se conhece e se fala, há sempre pessoas que falam sobre a vida dos outros, criando falsos rumores, e, como em todo o lado, há sempre alguém que tem ideias exageradas e “cria filmes” onde não existem. Mostra também como várias pessoas podem querer a mesma coisa por motivos tão diferentes.
É um filme interessante que, sem repararmos, aborda temas importantes de maneira engraçada e, por isso, recomendo-o.
MM, 9º G
Sem comentários:
Enviar um comentário