segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Cidadania em ação


Anabela Correia*
Os alunos de Biologia e Geologia (BG) do 11º A/C e B, ao longo do primeiro período, aderiram a várias atividades/projetos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, Projeto de Educação Sexual (PES) / Eco-Escolas, articuladas com as Aprendizagens Essenciais da disciplina de BG. Assim, colaboraram a 100% na atividade de recolha de alimentos, no âmbito quer do Dia da Alimentação quer do dia da Erradicação da Pobreza, os quais foram depois entregues à Cáritas de Coimbra e à Associação Vida Abundante, que os distribuíram por famílias carenciadas.
Foi igualmente por eles construída uma “Maternidade de Plantas Aromáticas”, instalada no Bloco A, da Escola Secundária, onde estão a realizar atividades laboratoriais de reprodução assexuada por propagação vegetativa de plantas aromáticas, com vista à criação de um “Cantinho de Aromáticas” na Escola Secundária.
Desafiados através da classroom pela professora de BG, produziram decorações ecológicas para uma Árvore de Natal dos Direitos Humanos, instalada no Bloco A, da Escola Secundária. As variadíssimas decorações foram feitas com base em materiais muito diversos: cápsulas de café, jornais, tecidos, lâmpadas, cartão, botões, palitos, paus de gelado, plásticos, etc, contribuindo assim para a redução do consumo de recursos do planeta, de resíduos produzidos e sensibilizando, em simultâneo, para os Direitos Humanos, já que cada objeto decorativo tinha nele inscrito um Direito Humano. O Centro de Atividades de Tempos Livres montou também uma árvore de natal com tecido azul, usando para tal as decorações feitas pelos alunos, a qual esteve exposta no Polivalente da Escola sede.
Muitos parabéns a todos estes alunos, que aderiram de forma muito positiva a estas iniciativas conjuntas de Cidadania/Eco-escolas e PES!
*Docente grupo 520


Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...