“O cinema é uma arma que denuncia e nos faz pensar”1
Esta afirmação é verdadeira, porque o cinema é uma forma de expressão artística que expõe os problemas reais da sociedade, o que nos obriga a pensar sobre eles.
Por um lado, existem muitos filmes que abordam temas importantes, como por exemplo: racismo, machismo, discriminação, entre outros. Ao expor estas situações, o cinema serve para criticar/denunciar a existência de atitudes que provocam mal-estar e sofrimento nas pessoas.
Por outro lado, quando somos confrontados com estas situações, somos obrigados a pensar sobre elas e apercebermo-nos que elas existem na nossa sociedade.
Assim, quando vemos um filme, devemos estar atentos à mensagem que nos quer transmitir.
1 António Gaio
Leandro Serra, 8.ºF, n.º15
O cinema não serve apenas para o entretenimento e diversão, também serve para aprender e alertar.
Existem filmes que ao retratarem determinados temas, como aquele que vimos nas aulas ("Páginas de liberdade"), denunciam problemas que existem na nossa sociedade, como por exemplo: a violência doméstica, o racismo, as drogas, a corrupção, entre outras.
Quando nós somos confrontados com estas situações somos como que obrigados a pensar sobre elas e apercebemo-nos que muitos desses acontecimentos, que vemos no ecrã, também, se passam á nossa volta.
Logo, o cinema é um meio de transmissão da realidade que chama a atenção sobre causas importantes que nos dão que pensar.
Mariana Simões, n.º19 8.ºF
Será o Cinema, como disse António Gaio, “uma arma que denuncia e faz pensar”?
Primeiramente, o cinema pode desempenhar um papel muito importante na apresentação de factos e acontecimentos que, de outra forma, não conheceríamos de um modo tão aprofundado ou, então, nem saberíamos que existiam. Um exemplo desta situação são os filmes inspirados em factos reais, como aqueles que retratam o holocausto, o racismo e a discriminação contra as mulheres.
Em segundo lugar, o cinema é como uma arma porque permite informar, mostrando realidades por vezes chocantes.
Finalmente, o cinema faz-nos pensar, pois leva-nos a refletir sobre o mal que algumas pessoas fizeram e fazem, sobre o que outras sofrem e têm de enfrentar no seu dia a dia.
Em conclusão, os filmes, quando bem realizados e com um bom argumento, podem ser essenciais para modificar comportamentos e alertar consciências.
Miguel Azevedo, 8.ºF, n.º 21
Imagem:Freepik
Sem comentários:
Enviar um comentário