terça-feira, 7 de junho de 2022

O projeto Dove e o desenvolvimento da autoconfiança pessoal

Atividade realizada no âmbito do projeto Dove

Ana Leonor, Victória e Eduardo (9ºB)

Somos alunos da turma B de nono ano e participamos no projeto “Dove: Confident Me” proposto pela Universidade do Porto.
Este projeto foi dividido em sete sessões, que decorreram em aulas de inglês, com a finalidade de desenvolver a autoconfiança pessoal, debatendo os vários pontos de vista dos alunos.
Ao longo das aulas, monitorizadas pelas docentes Cristina Silva e Graça Oliveira concluímos que, nos dias de hoje a maior parte das pessoas preocupam-se demasiado com a sua aparência porque têm medo de sofrer o julgamento dos outros, e receiam o que os outros vão pensar. Tentam parecer perfeitos como os modelos que aparecem nas revistas ou nas redes sociais, e, por isso vão entrar num ciclo vicioso em que tentam ser ou parecer ser alguém que não são. Pode tornar-se perigoso, porque estas pessoas irão perder a sua identidade/personalidade e nunca vão estar satisfeitas com elas próprias, o que irá desencadear graves problemas de saúde.
Tivemos a oportunidade de realizar diferentes tarefas e desafios, como por exemplo, “dizer bem nas costas de alguém”, construímos um guidepost para a biblioteca escolar e afixámos cartazes nas salas de aula, nas casas de banho e nos balneários da Escola Secundária, os nossos colegas Ângela e Ricardo dinamizaram uma sessão para a turma B de sétimo ano.
Com este projeto sentimo-nos gradualmente mais confiantes e à vontade para debater estes assuntos. Aprendemos que não nos devemos preocupar em demasia com a nossa aparência e desvalorizarmo-nos em relação à nossa aparência, pois o que realmente importa é a beleza interior de cada um. Pensamos que é importante olharmo-nos ao espelho e gostarmos do que/de quem vemos. Devemos ser nós próprios com as nossas opiniões, com os nossos gostos, e com os nossos defeitos (toda a gente os tem). Cada um de nós é especial e único da maneira que é! Somos todos bonitos por aquilo que somos e não pelo que parecemos (aparência).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seminário Multilateral "Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”

Equipa do Seminário; Foto: Liliana Brites A docente do AEL, Liliana Brites integrou a delegação portuguesa presente no Seminário Multilatera...