Alunos do Jardim de Infância de Serpins; Foto: Conceição Duarte e Fernanda Gonçalves
A Terra é o nosso planeta, como o é de milhões de outras espécies animais e vegetais, muitas das quais já o habitavam antes da Humanidade se ter espalhado por todos os continentes e se ter tornado a espécie dominante.
A nossa espécie – Homo Sapiens Sapiens – tende a esquecer o quão é importante, para os equilíbrios ambientais e ecológicos e para a necessária diversidade biológica, os outros seres vivos com quem partilhamos o planeta. Para lembrar esta importância e interdependência entre todos os sistemas vivos, e em particular os animais que nos rodeiam, na Serra da Lousã, no Dia Mundial do Animal promovemos, em parceria com a Lousitânea - Associação Liga dos Amigos da Serra da Lousã, uma atividade com o objetivo de sensibilizar as crianças para a necessidade de proteger e respeitar os animais e contribuir para a preservação das espécies e da biodiversidade. Cada grupo construiu um hotel para insetos e uma armadilha para as vespas asiáticas que colocámos nas árvores do exterior do jardim de Infância, no sentido de ajudar a combater esta espécie invasora que ataca as abelhas, essenciais para a polinização e o equilíbrio do nosso ecossistema.
A Junta de Freguesia de Serpins também se envolveu nesta atividade, oferecendo várias armadilhas para vespas que as crianças colocaram no exterior do Jardim de Infância.
Desta forma, as crianças são despertas para os problemas ambientais e desenvolvem de forma embrionária, uma consciência ecológica, ao mesmo tempo que são incentivadas a agir na sua comunidade através de uma cidadania ativa.
Também falámos dos seus animais de estimação, de como são importantes e dos cuidados que devemos ter com eles, a fim de garantir o seu bem-estar.
Conceição Duarte e Fernanda Gonçalves, educadoras do Jardim de Infância de Serpins
Sem comentários:
Enviar um comentário