terça-feira, 17 de outubro de 2023

Sozinho não consigo, mas contigo sou capaz...

Recorte a pares: sozinho não consigo! Foto: Márcia, Monitora do CATL da ARCIL

Comunicação com símbolos pictográficos Foto: Márcia, Monitora do CATL da ARCIL

No dia 9 de outubro, as docentes de Educação Especial em funções no CAA – Unidade de Ensino Estruturado da EB n.º 2, em colaboração com as monitoras do CATL da ARCIL daquele estabelecimento educativo, dinamizaram junto dos alunos uma atividade subordinada ao tema da “Inclusão/Comunicação”. Todos comunicamos e todos utilizamos formas diferentes para comunicar. Os que não conseguem comunicar através da fala, ou têm dificuldades acentuadas nesse âmbito, necessitam de meios alternativos para comunicar.
Os alunos foram convidados a refletir sobre a importância da cooperação, do trabalho em equipa e da comunicação aumentativa e alternativa. Depois de uma atividade prática a pares e da superação dos obstáculos inerentes ao desafio proposto, os alunos refletiram em grande grupo sobre as dificuldades que cada um encontrou e como mesmo sem os recursos necessários é, muitas vezes possível, com ajuda e cooperação dos pares e uma comunicação eficaz ultrapassar os obstáculos.
Após esta dinâmica seguiu-se a exploração da história “O segredo do Sol e da Lua” com o recurso a símbolos pictográficos. Os alunos puderam ainda experimentar a escrita com símbolos, enquanto ferramenta para potenciar a comunicação, promover e apoiar a fala, recorrendo à APP Let me Talk.

Porque comunicar é para TODOS!

Eugénia Duarte, Eunice Lopes e Filomena Simões, docentes de Educação Especial

"O Segredo do Sol e da Lua". Uma história acessível a todo@s. Foto: Márcia,  Monitora do CATL da ARCIL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seminário Multilateral "Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”

Equipa do Seminário; Foto: Liliana Brites A docente do AEL, Liliana Brites integrou a delegação portuguesa presente no Seminário Multilatera...