quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Porque há dias assim…

Alunos do 9ºI e docentes de Inglês, Espanhol e Diretora de Turma; Foto: Eduardo Dias

Quando os dias se assemelham na sua rotina, é difícil que deixem a sua marca… Esta reflexão vem a propósito de uma atividade realizada com os alunos do 9º I, no dia 10 de outubro: DAC de Espanhol e Inglês para promover hábitos e estilos de vida saudáveis e o respeito pelo meio ambiente.
Assim, com uma simples caminhada junto do rio Ceira, em Serpins, os professores proporcionaram a descoberta de um outro lado da Serra da Lousã: o Cabril. Ao longo de 4 quilómetros, os alunos contactaram com uma realidade socioeconómica e ambiental diferente, uma vez que para muitos alunos da vila era a primeira vez que se deslocavam para estes lados… O encanto dos lugares e a descoberta criaram um contexto de trabalho que superou as expectativas. Foi gratificante ver os alunos evidenciando proficiência e confiança que uma sala de aula dificilmente consegue criar…
Houve, ainda, a coincidência da data do Dia Mundial da Saúde Mental. Nada melhor para assinalar este dia do que o contacto com a natureza, que permite criar raízes e dar sentido à vida, ou aprender a ser livre como um rio, que se consegue adaptar aos obstáculos que encontra, valorizando os recantos que o ser humano transformou para habitar e que a linha de caminho de ferro deveria ter aproximado da grande cidade…
Finalmente, os alunos referiram ter sido “um dia incrível!”, ao que os professores responderam: “Naturalmente, porque há dias assim!”, apesar das aulas, do calor, da caminhada, …

Alunos do 9ºI da Escola Nº1 da Lousã, Ana Cristina Teixeira, docente de Inglês e Eduardo Dias, docente de Espanhol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...