Na semana de 18 a 22 de dezembro de 2023, sob o lema “Eu sou porque tu és”, realizou-se no AEL a terceira edição da Semana Ubuntu.
Esta atividade contou com a participação de 18 alunos do oitavo ano, orientados pelos Educadores com certificação Ubuntu, do Agrupamento de Escolas da Lousã.
Como uma das estratégias mais valorizadas na metodologia Ubuntu é a partilha de histórias de vida, contámos também com a presença de Carla Dias, mãe da aluna Isa, que nos trouxe a sua história de resiliência e superação. Ouvimos também o relato emotivo e inspirador de José Fernandes Moreira, Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, que após um acidente, aos sete anos, ficou cego.
O trabalho desenvolvido com os alunos foi centrado na promoção da “ética do cuidado”: cuidado consigo mesmo, com os outros e com o planeta. Tentamos capacitar os jovens para serem construtores de “pontes” e futuros líderes servidores, tornando-se verdadeiros agentes de mudança ao serviço da comunidade e ajudando a construir uma comunidade mais participativa, justa e solidária.
As dinâmicas, o material audiovisual e os exercícios propostos aos alunos visam trabalhar os cinco pilares essenciais da filosofia Ubuntu: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.
Foi uma semana de trabalho intenso, mas muito gratificante. No final, e olhando às partilhas feitas pelos alunos, fica-nos a certeza de que levam consigo as sementes, e que muitos deles, no futuro, podem mesmo ser os líderes servidores de que a humanidade tanto precisa.
Por fim, fica um agradecimento muito especial aos alunos participantes, aos assistentes operacionais/técnicos, à Unidade Pastoral, Câmara Municipal da Lousã, Instituto Padre António Vieira (IPAV) e à Direção do AEL, que tornaram possível a realização desta Semana.
Sandra Nunes, coordenadora do equipa Ubuntu
Sem comentários:
Enviar um comentário