Grupo do Projeto Erasmus+ Job Shadowing Helsínquia/Foto: Cristina Silva
Na semana de 1 a 6 de abril, o Agrupamento de Escolas da Lousã realizou, com sucesso, mais uma atividade no âmbito do Projeto Erasmus+. Decorreu na Finlândia, na modalidade de Job Shadowing. Assim, o Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã e os docentes Ana João, António Leonardo, Cristina Silva, Eugénia Pardal e Maria Santos partilharam experiências, assistiram e participaram em aulas de diferentes disciplinas.
Na escola de acolhimento Järvenperän Koulu (escola com níveis equivalentes ao nosso ensino básico - 3.º ciclo), os docentes puderam constatar a existência de ótimas condições físicas, bom apetrechamento do ponto dos equipamentos e a existência de um número de professores e assistentes operacionais por aluno, num rácio muito superior ao das nossas escolas, sobretudo na unidade multideficiência para alunos com necessidades educativas específicas. Nas salas de aula, eram visíveis muitos manuais, dossiers e verifica-se que não existe uma supervalorização do digital. Muitas aulas decorrem com recurso a manuais em suporte de papel complementados com meios digitais. O grupo constatou que há uma preocupação com a preparação dos alunos para o quotidiano da vida, pois existem disciplinas cujo objetivo é proporcionar competências no âmbito da culinária, organização da casa e sua economia, costura, tricôt, carpintaria e mecânica.
Existem, na escola, vários clubes para a promoção do bem-estar, tais como artes, dança, música e atividades circenses.
Os encarregados de educação revelam elevado reconhecimento pelo trabalho dos professores.
Foram igualmente contemplados momentos culturais, tais como visitas a museus e à biblioteca de Helsínquia.
Esta Mobilidade Erasmus+ proporcionou aos docentes o desenvolvimento linguístico, a partilha de conhecimentos e práticas sobre a organização, métodos de liderança, planos curriculares.
Consideram-se, deste modo, atingidos os objetivos delineados pela equipa Erasmus+.
Grupo da mobilidade JobShadowing Helsínquia
Sem comentários:
Enviar um comentário