segunda-feira, 10 de junho de 2024

VISITA GUIADA AO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA E ESPETÁCULO TEATRAL MEMORIAL DO CONVENTO

Palácio Nacional de Mafra; Foto: Luís Moura


Alunos na Basília de Mafra; Foto: Luís Moura

 
 Alunos e docentes na Basília de Mafra; Foto: Luís Moura


Alunos e docentes na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra; Foto: Luís Moura

Alunos e docentes a aguardar o início do teatro; Foto: Luís Moura

 
Alunos e docentes a aguardar o início do teatro; Foto: Luís Moura

No dia 29 de maio, 61 alunos das turmas A, B, C e D do 12º ano e 9 alunos da turma CPTEAC3, da Escola Secundária da Lousã, acompanhados por 6 docentes e uma assistente operacional, participaram numa visita de estudo a Mafra, organizada pelos docentes da disciplina de Português, no âmbito do estudo do romance Memorial do Convento, de José Saramago. Esta atividade, que incluía uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra e um Espetáculo Teatral, baseado na obra Memorial do Convento, era há muito aguardada por todos e não defraudou as expectativas, pois proporcionou um dia muito enriquecedor, repleto de descobertas e cultura, tendo permitido a todos crescerem intelectual, cultural, cívica e afetivamente.
A partida ocorreu pontualmente às 7:20 da manhã. A animação e expectativa eram visíveis no rosto de todos os estudantes. A viagem, embora longa, foi marcada por conversas e risos, tornando as cerca de três horas até Mafra bastante agradáveis. A chegada ao destino deu-se por volta das 10:20 e a visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra começou pouco depois, às 10:30, tendo os alunos sido divididos em três grupos.
Durante a visita guiada, que durou cerca de duas horas, os alunos exploraram diversas áreas do palácio, como a majestosa Basílica, a impressionante biblioteca – considerada uma das mais bonitas do mundo – os aposentos reais, as várias e grandiosas salas, os imensos corredores. Na verdade, o Palácio Nacional de Mafra é uma verdadeira joia da arquitetura barroca em Portugal. Os guias que acompanharam os grupos partilharam histórias fascinantes sobre a construção do palácio e a vida na corte, articulando com a obra Memorial do Convento, de José Saramago, enriquecendo, assim, ainda mais o conhecimento e a experiência dos discentes.
Após a visita guiada, foi dado tempo livre para o almoço. Mafra oferece uma variedade de opções, e cada estudante pôde escolher onde e o que comer, explorando um pouco da vila e desfrutando do tempo livre.
Às 14:30, o grupo reuniu-se novamente no Palácio Nacional de Mafra, para assistir a uma peça de teatro baseada no livro Memorial do Convento, de José Saramago. A adaptação teatral durou cerca de duas horas e foi magistral, trazendo à vida a história de Baltasar e Blimunda, bem como a construção do próprio palácio, do convento e da Passarola. Cativou o público estudantil, não só pela ação dramática, como pela comicidade dos atores, a que os alunos aderiram com facilidade e muito aprazimento, tendo constituído um verdadeiro mergulho na obra do Nobel português, permitindo uma melhor compreensão da complexidade e riqueza do romance saramaguiano.
Terminada a peça, às 16:30, o grupo dirigiu-se ao autocarro para regressar à Lousa. A viagem de volta foi tranquila, com muitos a partilharem impressões sobre o que mais os marcou durante o dia. A chegada à escola deu-se por volta das 19:20, com todos os estudantes cansados, mas extremamente satisfeitos com a experiência.
Esta visita a Mafra foi, sem dúvida, uma oportunidade única para os alunos aprenderem fora da sala de aula e se aproximarem mais da história e cultura portuguesas. Todos os alunos valorizaram esta visita, exprimindo o seu agrado pelas atividades desenvolvidas, com gosto, prazer, satisfação, tendo revelado uma postura responsável e cívica. Agradece-se aos professores pela organização desta atividade, que deixou todos os participantes com a esperança de mais experiências enriquecedoras no futuro.

Alunos e docentes de Português do 12º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...