Nos dias 7 e 8 de novembro, o Agrupamento de Escolas da Lousã recebeu o 46º Festival Internacional de Cinema de animação de Espinho.
Este festival consiste em dar a conhecer às pessoas algumas curtas-metragens produzidas nos últimos anos. O Cinanima é um dos mais reconhecidos e respeitados festivais internacionais de cinema de animação, em que, anualmente, são exibidas novas obras que se produzem por todo o mundo.
Dentro deste projeto, existem vários programas, sendo um o "Cinanima vai às Escolas”, cujo objetivo é levar a todos os alunos de Portugal e PALOP programas de cinema e animação de autor, com qualidade artística, de produção maioritariamente europeia.
A Escola Básica Nº 1 da Lousã teve o privilégio de receber este festival e os alunos do 9º ano contaram-nos que gostaram muito da iniciativa, tendo apreciado mais umas curtas-metragens do que outras, e que algumas remetiam para um passado histórico.
Algumas técnicas utilizadas nessas curtas-metragens são: 2D e 3D a computador, pintura e desenho sobre acetato. Outra técnica muito dinâmica é o “Stop Motion", que utiliza a estruturação sequencial de diversas fotografias do mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
Afonso Eusébio, João Fonseca, Luís Lourenço e Tito Simões, alunos do 9ºF
Sem comentários:
Enviar um comentário