sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

"Adolfo e o seu plano maquiavélico"

Para assinalar o "Dia das Bruxas", o Plano Nacional de Cinema em articulação com a RTP Ensina propuseram às escolas o visionamento, em livre acesso, do filme de animação "Adolfo" de João Carrilho, um realizador freelancer que adiou a faculdade para descobrir a animação.
Com narração de Carlos Nobre, esta curta-metragem de animação, com a duração de oito minutos, conta a história de um rapaz que não gostava da escola nem de ninguém e que cria um plano maquiavélico para dominar o mundo.
O filme, produzido em 2012, parte de uma ideia de João Carrilho com argumento de António Monteiro, João Carrilho, Daniela Nunes e Tiago Alves, e foi apresentado, pela primeira vez, a uma plateia infantil, no festival IndieLisboa.
Nesta curta-metragem de animação, que recorre à técnica Stop Motion, os efeitos sonoros e as cores contribuem para o suspense e a vertente assustadora do filme. Logo no início, há escuridão e elementos sombrios, silhuetas de árvores e casas com aspeto de abandono. Este ambiente mantém-se e, a determinado momento, a utilização preferencial do branco e do preto poderá, também, ser associada a uma ideia de tristeza, traduzindo o estado de espírito da personagem principal. Não há falas de personagens, mas, apenas, uma voz off (do narrador), uma voz grave (que torna tudo mais assustador), com vocabulário cuidado e que facilita a compreensão da história, mas prejudica, por vezes, a audição de alguns efeitos sonoros (passos, sons dos objetos a cair, ...).
Quanto ao argumento, Adolfo (personagem principal) é um rapaz reservado, que não deixa transparecer os seus sentimentos. Tem uma inteligência superior, mas não se interessa pela escola (que parece não o aceitar). Sendo diferente, é vítima de bullying. Conta, apenas, com dois amigos: Maria Cabrita, uma rapariga grande e forte, simpática, amorosa e protetora, que age por impulso e movida por uma amizade cega (que Adolfo explora), e Piloto, uma galinha que age como um cão.
O rapaz não revela a sua amargura pela situação, mas cria um plano maquiavélico para conquistar o planeta. Ao pô-lo em prática, tudo parece correr como previsto, mas Piloto irá atrapalhar, de forma irremediável, as suas intenções, fazendo com que a invenção de Adolfo (um íman que move a Lua, altera as marés e provoca inundações) se volte contra ele próprio.
"Adolfo" é um filme com uma mensagem positiva que ensina que o mal não é o caminho (o mal gera mal e Adolfo será vítima da sua invenção) e que pode ser um aviso para a nossa conduta… 
A história aborda uma situação atual, a de haver jovens que vivem “fechados” sobre si próprios, quando não são compreendidos nem aceites pelos outros, e que querem vingar-se, dominar o mundo, para serem conhecidos. Denuncia comportamentos impróprios entre colegas de escola e serve de alerta para comportamentos desviantes.
                                                                      
"Adolfo" é um filme diferente que se estranha, ao princípio, …

Recomendamos o filme porque é engraçado, sobretudo para quem gosta de filmes de terror e de sustos. Enquadra-se no tema "Dia das bruxas", pelas cores, narração e música de suspense, e a personagem principal é um pouco assustadora, assim como os seus pensamentos, intenções e ações.

Avaliamos o filme com três estrelas e convidamos a Comunidade Escolar a assistir em https://ensina.rtp.pt/artigo/adolfo/ .

Texto coletivo da Turma G do 7.º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...