quarta-feira, 10 de abril de 2024

A robótica educativa em contexto inclusivo

 

Atividades de Iniciação à Robótica - 1º B; Foto: Eunice Lopes

Atividades de Iniciação à Programação e Robótica - 3º B; Foto: Eunice Lopes


No passado dia 21 de março, os alunos do 1º B e 3º B deslocaram-se ao Laboratório STEAM, na Escola Básica Nº2 da Lousã, para realizarem atividades de Iniciação à Programação e Robótica.
A professora Carla Ferreira, coordenadora da equipa PADDE, recebeu os alunos naquele espaço dinamizando atividades, em grupo, com o robot Bubble, da Clementoni. Os alunos aprenderam a programar através de coordenadas o pequeno Bubble para criar vários desenhos e figuras geométricas. Pressionando corretamente no teclado, diferentes coordenadas, construíram sequências de programação que o robot desenhou em papel. Ao descobrirem se acertavam na figura, através da observação do robot, a aprendizagem foi associada a uma sensação de satisfação e recompensa, confirmando a robótica educativa como uma atividade lúdica e apelativa para alunos de diferentes faixas etárias e com diferentes perfis de aprendizagem.
Com estas atividades, num ambiente divertido, combinando o jogo com a aprendizagem, os alunos puderam desenvolveram não só competências cognitivas, mas também desenvolver a autonomia (aprender fazendo) e competências sociais (respeitando novas ideias e formas de pensar diferentes), compreendendo nomeadamente que o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Foi visível o empenho e motivação de todos os alunos, durante a sessão.
Vamos voltar brevemente!

Ana Filipa Frade e Paula Simões, docentes do 1º ciclo; Eunice Lopes, docente de Educação Especial 

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