Atividades do projeto "Da flor ao mel"/ Fotos: Conceição Duarte e Fernanda Gonçalves
No Jardim de Infância de Serpins, a educação das crianças privilegia a sua relação com o meio local, espaço de vivências sociais e de múltiplas experiências de aprendizagem, em contextos diversos. A Serra da Lousã, região em que nos inserimos, assume particular importância, moldando, em larga medida, a identidade, a cultura e as atividades económicas. A preservação da natureza, da sua biodiversidade, do seu património ambiental e cultural são aspetos essenciais que procuramos trabalhar com as crianças. Assim, tendo como fio condutor, o projeto “Da flor ao mel”, durante o mês de março, foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da sustentabilidade ambiental, nomeadamente, em torno da importância que as abelhas têm na polinização, e de como esta é fundamental para garantir a biodiversidade.
Contando com o apoio da Junta de Freguesia de Serpins, no transporte das crianças, realizámos uma visita de estudo à Escola do Ambiente Planeta Aquarela de Poiares, onde foram proporcionadas às crianças diversas atividades propiciadoras de enriquecedoras aprendizagens. Aí puderam observar e aprender como as abelhas se organizam na colmeia e as tarefas que cabem a cada uma desde a recolha do pólen das flores, até ao seu transporte para a colmeia e a produção do mel. As crianças, divididas por grupos assumiram o papel das abelhas podendo experienciar as tarefas que estas desempenham.
No jardim de infância pudemos contar com a preciosa colaboração da engenheira Paula Sançana e do sr. Manuel Carvalho da Cooperativa de Apicultores da Lousamel, que com a sua sabedoria feita de experiência, proporcionaram às crianças aprendizagens muito enriquecedoras.
Conceição Duarte e Fernanda Gonçalves, educadoras do Jardim de Infância de Serpins
Sem comentários:
Enviar um comentário