segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Alunos do Ensino Profissional foram visitar o Porto






No dia 21 de outubro os alunos das turmas do Ensino Profissional, CPTGEAC2 e CPTG1 , bem como as do Ensino Regular, 11ºC dos cursos de Ciências Socioeconómicas e de Línguas e Humanidades da Escola Secundária da Lousã participaram numa visita de estudo ao Porto.
A professora organizadora do evento foi a professora Fátima Amaral, que contou, ainda, com a participação dos professores José Gomes, Conceição Carvalho e Luís Moura.
Nesse dia, os alunos saíram da escola às 8h30min da manhã e chegaram por volta das 10h30min às Caves do Vinho do Porto Cálem onde eram esperados para fazer uma visita.
A experiência consistiu numa visita guiada pelas instalações e armazéns das Caves, feita por uma das funcionárias e durante a qual nos foi apresentado e explicado tudo o que havia para saber, desde a origem do vinho em 1675 até à atual produção que é realizada em várias caves na região do Porto.
Essa apresentação contribuiu para nos dar a conhecer o funcionamento do processo de produção deste tão célebre vinho do Porto, desde a apanha dos cachos até ao seu envelhecimento em pipas de carvalho francês ou americano com mais de 100 anos de idade e com capacidades exorbitantes de armazenamento.
Durante a tarde, após o almoço, as turmas participaram no Cruzeiro das Sete Pontes onde puderam observar alguns locais históricos da Cidade Invicta e apreciar a paisagem que é deslumbrante.
A nosso ver, este passeio fluvial foi o momento de que mais gostamos, pois permitiu que observássemos mais detalhadamente as paisagens da cidade, sendo que só algumas apenas são possíveis de observar graças a este percurso.
Os objetivos da visita foram cumpridos na medida em que aprendemos, vimos, ouvimos e sonhamos porque foi para alguns uma experiência única ter lá estado.

Alexandre Antunes, Inês Januário, Letícia Carvalho e Nuno Fernandes da turma CPTG2

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

ACADEMIA UBUNTU - FORMAÇÃO DE PROFESSORES


O Agrupamento de Escolas da Lousã deu continuidade, no ano escolar de 2022/2023, à Academia de Líderes Ubuntu, um programa de educação não formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas“ (conceito Ubuntu), cujos referenciais se enquadram no Projeto Educativo do Agrupamento, já iniciado no ano letivo transato.
O método Ubuntu assenta no desenvolvimento de 5 competências-chave centrais do desenvolvimento humano: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência (competências pessoais), Empatia e Serviço (competências sociais e relacionais).
Este ano, mais cinco docentes e uma psicóloga participaram em 4 sessões de formação: duas teórico-conceptuais online e duas presenciais na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra. Realizar-se-á uma semana Ubuntu para alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, de 12 a 16 de dezembro.
Com o Clube Ubuntu já a funcionar na Escola Secundária, pretende-se alargar esta experiência às restantes escolas do Agrupamento.


Equipa UBUNTU

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Inscrições abertas para as XLI Olimpíadas Portuguesas da Matemática

No dia 9 de novembro, pelas 15h30min, vai realizar-se no nosso Agrupamento, bem como em várias as escolas do País, a 1ª eliminatória das XLI Olimpíadas Portuguesas de Matemática, dinamizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Esta atividade faz parte do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, é coordenada pelos professores da disciplina de Matemática e tem como objetivos: criar, incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; treinar a resolução de problemas; desenvolver o conhecimento e o raciocínio lógico matemático; criar hábitos de trabalho individual; e detetar vocações precoces para esta área do saber.

O período de inscrições decorre até ao próximo dia 30 de outubro. As inscrições devem ser feitas junto dos professores de Matemática.

O grupo de Matemática

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã visitam o EuRoc e a Air Summit

TugaSpace junto ao Rocket do Instituto Superior Técnico, de seu nome "Baltasar"!

Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, os alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã, que compunham a equipa TugaSpace, tiveram a oportunidade de visitar o EuRoc e a Portugal Air Summit.

O EuRoc é a competição universitária de foguetes (rocket), organizada pela Agência Espacial Portuguesa que contou com a participação de 25 universidades de toda a Europa, 7 na competição que procura levar o rocket a 9000 metros e 18 que procuram levar o rocket a 3000 metros. A Air Summit é um evento organizado pelas principais empresas ligadas ao espaço.

Nesta visita, foi possível falar com os elementos de várias equipas, com vista a entender um pouco do processo de criação de um rocket. Pudemos também observar o lançamento de alguns rockets e partilhar alguns momentos de felicidade e de tristeza com as equipas participantes. O sucesso e o insucesso andam de mãos dadas no que ao espaço diz respeito e esta competição não foi exceção, tendo-nos a mesma brindado com missões espetacularmente conseguidas e outras por vezes ainda mais espetacularmente falhadas.
Esta visita foi o culminar da participação dos TugaSpace, na competição CanSat Junior realizada pelo ESERO Portugal, com o apoio da Ciência Viva, ESA e Agência Espacial Portuguesa. Foi também a consequência de arriscar e agarrar uma oportunidade, que obrigou a meio ano de trabalho extra, mas que criou também novas e felizes oportunidades científicas. De referir que o apoio do Agrupamento de Escolas da Lousã foi também essencial para o sucesso da equipa.
Por último, os TugaSpace apelam a que mais alunos participem nos projetos do ESERO Portugal (https://www.esero.pt/), braço educativo da ESA no nosso país.
"Também queres ganhar uma competição da ESA?? Começa por convidar colegas e professores, pois nunca sabes se não és tu a seguir!"

Miguel Ângelo, docente de Educação Física 

Vídeo de lançamento do Baltasar

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Alunos do 6ºC dão música!


No dia 11 de outubro, pelas 10h40, os alunos do 6º C da Escola Básica Nº2 da Lousã realizaram uma apresentação musical na biblioteca escolar, no âmbito da comemoração da “Semana da Música” com a presença de pais e familiares que encheram a nossa biblioteca. Para celebrar a importância da música, numa articulação entre as professoras de Educação Musical, Componente Educação Artística e Português, os alunos treinaram em Educação Musical várias peças musicais estudadas durante o ano letivo 2021/2022 e recordaram, na aula de Português, a estrutura do convite. Cada aluno fez um convite individual que entregou a pais/familiares, onde eram convidados a assistir à atuação da turma.
Para a plateia presente, os alunos deram voz a cinco músicas, sendo uma delas tocada por eles usando a flauta. A sua apresentação incluiu os temas “Música”; “Hino da Alegria”; “Frère Jacques”; “Alegria nas nuvens”, cuja letra é da autoria do 6º C, e “Gotinha de água”.
Apesar do nervosismo, a atuação correu muito bem e foi uma boa oportunidade de mostrarmos as atividades que desenvolvemos na escola.

Elisa Marques; Francisco Maria; M.ª Luísa Duarte; Lara; Tiago e Gustavo, Lourenço, Beatriz Érica e Bruna do 6ºC

6ºG na Comemoração do Dia Mundial do Professor

 

Professores e alunos celebraram o Dia Mundial do Professor, no dia 6 de outubro, na EB1 da Lousã.

No intervalo das dez e vinte, junto à Sala do Aluno, um grupo de professores reuniu-se para cantar a “Pedra Filosofal” de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, também ele professor. Os alunos, público de todos os dias, também marcaram presença neste evento, para assinalar o Dia do Professor, dos seus professores. A comunidade escolar, porque quis celebrar O Dia do Professor, esteve em festa e deu vida ao lema do Projeto Educativo do Agrupamento - “Sonhar, desejar e fazer juntos”.

Alunos do 6º G

Esta celebração continuou na sala de aula do 6º G, com a elaboração desta notícia, conteúdo lecionado na disciplina de Português.

sábado, 15 de outubro de 2022

Comemoração do Dia Mundial do Professor


No dia 6 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial do Professor na Escola Básica Nº1 da Lousã.


Uma vez que é fundamental, nos tempos que correm, manter a união, o espírito de equipa e a boa disposição entre a classe docente e que se reconhece a importante missão que esta tem na vida dos alunos, as professoras de Educação Especial da Sala Mediadora de Aprendizagem e da Sala De Apoio à Multideficiência desafiaram, mais uma vez, os docentes deste estabelecimento de ensino a comemorar este dia juntos.
A data foi registada com um momento único, em que estes cantaram, durante um intervalo da manhã, a canção "Pedra Filosofal", empunhando com orgulho uma faixa onde se podia ler “SOMOS PROFESSORES! AJUDAMOS A CONSTRUIR SONHOS E VALORES!”.

Um agradecimento especial ao professor Miguel Gaspar que não se encontra na fotografia, uma vez que estava por detrás da máquina fotográfica.

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...