sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Aprender em tempos da pandemia

Este ano trouxe uma surpresa inimaginável, a vinda de uma monstruosa pandemia. Todos nós tivemos de abandonar a escola da noite para o dia e tivemos de “aprender a aprender”. Sim, fomos obrigados a adaptar-nos aos novos tempos. 

Ninguém nunca poderia imaginar que a vida se poderia transformar em tão pouco tempo. Rapidamente percebemos que somos frágeis assim como tudo o que nos rodeia. Não somos donos de nada no mundo... não podemos sair às ruas sem máscara, visitar os nossos avós a todo o momento, comer descansados em restaurantes e nos divertir descontraidamente fora de casa. Tudo assim num piscar de olhos! A escola sofreu uma transformação profunda de um dia para o outro. 

A pandemia obrigou alunos e professores a adaptarem-se, passando de um ensino presencial para um ensino à distância, do qual poucos tinham experiência. Pais, professores e alunos reinventaram-se. Arregaçaram as mangas como quando se juntam aos milhares nas revoluções que costumam fazer parte da história do nosso país. Arregaçaram as mangas para lutar contra um monstro invisível! As escolas fecharam mas os alunos continuaram. 

Aprenderam a usar plataformas, e-mails, fizeram ligações entre eles, confundiram-se e desconfundiram-se com o Classroom, com o Hangouts, com o Meet e com as câmaras. Adaptaram-se a novas rotinas e criaram as suas próprias salas de aula em casa, sempre de braço dado com os seus professores. Trabalharam muito para sobreviver à mudança. Porque para sobreviver é preciso adaptar-se. É preciso aprender uma nova forma de vida para ser feliz. 

Ana Lopes (6ºF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 DE ABRIL – 50 ANOS – 50 POEMAS

Placard Escola Secundária da Lousã; Foto: Luís Moura O 22º poema, Esta gente, de Sophia de Mello Breyner Andresen, dedicado ao Povo Portuguê...