segunda-feira, 28 de novembro de 2022

A minha biblioteca ideal

Fecho os olhos e, ao longe, vejo uma porta com um aviso escrito “cuidado, conteúdo viciante!”. Curiosa, abro a porta e percebo que estou no paraíso da leitura, na minha biblioteca ideal.
Entro e deixo-me encantar com todos os detalhes. Os tetos, em vidro, mostram as estrelas do céu. As paredes são pintadas a ouro. Existem pequenos duendes que saem à noite e pintam as paredes com o pó mágico das estrelas. Nelas estão afixados retratos de autores muito famosos.
Na parte infantil há um grande escorrega de madeira que atravessa o paraíso da aprendizagem e da imaginação. A ele estão ligadas várias estantes a formar uma escada. Cada estante está recheada de livros com histórias que representam emoções. Há casinhas com livros de colorir para quando as crianças se cansam de ler. À noite, essas casas são habitadas por fadas e duendes que trabalham para manter a biblioteca limpa e arrumada.
Na parte dos mais crescidos há sofás confortáveis, forrados a veludo vermelho, com prateleiras recheadas de imensos livros e obras importantes. Entre as estantes existem compartimentos na parede onde as pessoas podem entrar e ler em silêncio. Esses compartimentos são mágicos, conseguem levar a pessoa à história como se fosse real.
À entrada da biblioteca existe um funcionário muito simpático e bem-disposto, é um velhinho de barbas brancas com chapéu alto e pontiagudo, que conhece todos os parágrafos de cada história que existe lá dentro. Ao sair, sorrimos um para o outro e ele, num tom de voz muito doce, diz-me:
- Sabes minha pequena, a biblioteca é um lugar mágico que tem histórias que são escadas para a imaginação, escorrega para os sonhos e asas para a mente.
Eu saio e percebo, ao abrir os olhos, que estive na biblioteca dos meus sonhos!

Ana Lopes, 8ºI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...