Estando pela primeira vez a lecionar no Jardim de Infância da Lousã, deparo-me na chegada, no meu primeiro dia, com uma área no exterior, logo à entrada do Jardim de Infância, a fazer lembrar uma mini Escola da Floresta. Esta área, o “Pinhal”, como já havia sido apelidada, conta com várias árvores, chão natural (de terra e pedras) e equipamentos que, soube depois, terem sido implementados num esforço conjunto entre Pais, Agrupamento e Autarquia. Uma área que é um verdadeiro convite ao brincar na Natureza! Conhecendo depois melhor todo o espaço exterior do Jardim de Infância, verifico que não existe uma só área, com tão excelentes características, mas seis áreas no total. Todas haviam sido melhoradas, com o apoio dos parceiros educativos, e, apesar de ser necessária alguma manutenção, o convite à exploração e ao brincar livre, não podia ser descurado. Estas áreas, e principalmente as crianças(!), mereciam muito mais tempo de atenção e exploração, do que simples “tempo de recreio”.
Eterna escuteira que sou, inspirada pelas práticas das Nature e Forest School, seguidora do Mestre Carlos Neto e voluntária em Associações de Educação Ambiental, com sessões diárias na floresta, o meu Eu não me permite vivenciar a minha prática pedagógica “só” dentro das quatro paredes da sala que me está destinada neste ano letivo.
Temos o espaço, temos as condições mas… surge a questão “E as famílias? Será que aceitam? Vão colaborar com os equipamentos necessários para que as crianças brinquem confortavelmente no exterior, mesmo em dias de chuva? Aceitarão de bom grado as roupas sujas no final do dia?”.
Na minha perspetiva, tudo se resolve através do diálogo e, na primeira reunião de apresentação da Educadora às Famílias, foi também apresentado o Projeto de Turma “Vitamina N(Natureza)!”, um projeto de experiências sensoriais ao ar livre, mesmo em dias de chuva, e consciência ambiental, que pressupõe o aumento das atividades vivenciadas pelas crianças no espaço exterior. O Projeto foi aceite de uma forma excelente por todos! Tem existido uma ação concertada de sensibilização ao tema e preparação de todas as condições logísticas necessárias. Uma verdadeira atividade em parceria que não podia deixar as crianças mais felizes!
Deixo-vos o testemunho das famílias da Turma E, do Jardim de Infância da Lousã, sobre este Projeto.
"Este ano fomos surpreendidos com um desafio da educadora dos nossos filhos – o projeto Vitamina “N” (“N” de natureza) que, na prática, significa um contacto mais próximo com a natureza, inclusive nos dias de chuva.
Esta ideia de os nossos filhos andarem à chuva foi acolhida por uns com grande satisfação, por outros com algumas (ou até bastantes) reservas, pois temia-se que os miúdos ficassem doentes…
Apesar das reservas ninguém recusou a experiência e, após a aquisição dos fatos apropriados para o efeito, lá chegou o primeiro dia em que as nossas crianças foram brincar debaixo de chuva.
Os miúdos adoraram… chegaram a casa extasiados… super felizes e nenhum deles ficou doente por causa disto.
A felicidade dos nossos filhos vai-nos ajudando a “baixar a guarda” e começamos a perceber que, afinal, estas brincadeiras à chuva são muito gratificantes para eles."
Alguns dos pais continuam com algumas reservas, tal como refere uma das mães “Como mãe galinha, continuo com algumas reservas, porque é isso a que estamos habituados também: querer proteger os nossos pequenos. O que às vezes fazemos até em excesso.” Mas acrescenta: “O que sei do projeto é que a minha filha adorou, veio para casa super feliz. Brincar à chuva é uma novidade para ela.”
Para outros a escola deveria sempre assim: “Ver o meu filho com as unhas sujas, cabelos desalinhados, roupa cheia de terra, mas sempre com um grande sorriso e brilho nos olhos, deixa-me tão feliz! Especialmente porque estamos a falar de uma escola pública, na maioria das vezes formatada para os miúdos passarem o tempo dentro de quatro paredes! Viva a terra! Viva a chuva! Vivam os educadores que não têm medo das atividades que dão trabalho, mas que deixam marcas muito positivas na construção do "eu" das crianças!”
Em suma, o balanço é muito positivo. Seria bom que outras turmas desenvolvessem esta atividade.
Neste momento, os nossos miúdos rezam para que volte a chover em breve !!!
Teresa Saramago, educadora da turma E, Jardim de Infância da Lousã
Sem comentários:
Enviar um comentário