No dia 9 de maio - Dia da Europa/ Dia do eTwinning, na Biblioteca Escolar da EB Nº 2, os alunos do 6º C e do 6º B, acompanhados pelas professoras Cristina Silva e Maria Otília, juntaram-se num encontro a que deram o nome de “Europa e outros continentes”. As turmas incluem alunos oriundos de outras culturas, como Brasil, EUA, Ucrânia e China, esta experiência permitiu aos alunos expressarem-se em diferentes línguas e fruírem da prática musical em conjunto. Partilharam algumas peças musicais como “Amazing Grace”, “Hino da Alegria” e “Canção de Embalar”, de Zeca Afonso, e o poema “My Dream: a Vision of Peace” do autor americano Todd-Michael ST. Pierre, lido em inglês e português, e a primeira estrofe em mandarim.
Na voz de um aluno: "A experiência foi única e incrível.” - Turma C do 6º Ano.
Na Escola Secundária os alunos da AJE (Academia Júnior eTwinning) cantaram os parabéns ao eTwinning e preparam a Exposição de divulgação dos projetos em curso. No presente ano letivo desenvolveram-se 4 novos projetos na EB Nº 2, EB Nº1 e Escola Secundária da Lousã, através da ESEP- European School Education Platform, envolvendo várias turmas do 1º ao 3º ciclo: “My family teaches me and I teach my family” (1ºD e E, 2º D, 6º C e D ); “Sharing is Caring” (8º A e D); “HOPES” (6ºB e 8ºB), “Miedos, fobias y otros demonios” (9ºB) permitiram a troca de experiências com escolas da Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, França e Turquia.
“Com o eTwinning fazemos amizades e novas aprendizagens em conjunto” – a AJE.
No AEL continuamos a estreitar laços com outras escolas da Europa; 12 docentes alcançaram recentemente o Selo de Qualidade Europeu com projetos desenvolvidos no ano transato e o AEL, vê renovada a distinção “Escola eTwinning” por mais 2 anos (2023-2024). Assim, continuaremos comprometidos com a Carta de Missão eTwinning, que assenta nos seguintes pilares “As Escolas eTwinning estão empenhadas numa liderança partilhada; revelam um elevado compromisso ao nível da colaboração, da partilha e do trabalho em equipa; são exemplos para outras escolas e são organizações de aprendizagens inclusivas e inovadoras onde os alunos são agentes de mudança.”
Cristina Silva, professora mentora eTwinning
Sem comentários:
Enviar um comentário