terça-feira, 24 de outubro de 2023

UBUNTU assinala Dia Mundial da Saúde Mental

Alunos do Clube Ubuntu apresentam o "Monstro das Cores" ao 1.ºD      
Foto: Catarina Ribeiro

Continuando a levar aos nossos alunos a filosofia Ubuntu, baseada na ética do cuidado, na construção de pontes e na liderança servidora, para assim trabalharem as suas competências socioemocionais, a Escola Básica N.º1 (EB1) e a Escola Básica N.º2 (EB2) assinalaram, no passado dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental.
Neste âmbito, os alunos do Clube Ubuntu e a psicóloga Catarina Ribeiro exploraram o livro “O Monstro da Cores” com os alunos do 1.ºD da EB1. Os alunos aprenderam a identificar as emoções que sentem no dia a dia. Nesta história, cada monstro representa uma cor associada a uma emoção. Juntos refletiram sobre como podem controlar as suas emoções, nomeadamente em contexto escolar. Cada aluno escolheu o “monstro da sua emoção” e desenhou-o para partilhar com o grupo/turma. A atividade revelou-se muito enriquecedora e foi recebida de forma entusiasta pelos alunos, que colaboraram com motivação ao longo da mesma. Os alunos mostraram que esta dinâmica os sensibilizou para o dia a dia e que os preparou para a gestão das suas emoções - cuidar de si mesmos, em primeiro lugar, para, então, serem capazes de se relacionarem saudavelmente com os outros!
Na EB2, numa abordagem às danças do mundo, foi dinamizada pelos educadores Ubuntu, com os alunos do 3.º A, a dança tradicional francesa “Chapelloise”, que contribuiu para o seu bem-estar. Foi em ambiente de alegria e convívio que se assinalou esta data.
A Saúde Mental é um direito universal!

Eu sou porque tu és, uma filosofia que os africanos oferecem a todo o mundo.

Equipa Ubuntu

Desenho do "Monstro da Cores", que demostra a uma emoção no 1ºD
Foto: Catarina Ribeiro

Dança tradicional francesa “Chapelloise”, com o 3ºA           
Foto: Otília Fernandes                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seminário Multilateral "Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”

Equipa do Seminário; Foto: Liliana Brites A docente do AEL, Liliana Brites integrou a delegação portuguesa presente no Seminário Multilatera...