Foto: Educadoras do Jardim de Infância de Serpins
Dia 20 de novembro celebra-se a Declaração Universal dos Direitos da Criança, de todas as crianças do planeta. No Jardim de Infância de Serpins, mais do que a evocação da efeméride, aproveitámos para propor às crianças uma reflexão sobre os seus Direitos, que são os mesmos que os de todas as outras crianças do país e do mundo.
Entre muitas outras coisas, as crianças falaram nos meninos e meninas, que vêm na televisão, a quem destruíram a sua casa por causa da guerra.
A CASA …, a nossa casa como um direito essencial à nossa existência, à proteção e segurança ao aconchego protetor do lar e da família, ao espaço de afetos, ao colo e ao carinho de que todas as crianças necessitam. A Casa como um espaço de liberdade, onde todas as crianças têm direito a ser felizes.
Partindo desta reflexão conjunta, em que a casa assumiu um papel central, propusemos às crianças a construção de um painel coletivo, que exprimisse o sentido das reflexões por elas produzidas. Cada criança, dos dois grupos, construiu a sua casa que juntou às dos seus amigos, formando uma comunidade onde todas as crianças se podem sentir protegidas e amadas podendo sonhar e ser felizes.
Conceição Duarte, Fernanda Gonçalves, Educadoras do Jardim de Infância de Serpins
Sem comentários:
Enviar um comentário