Alunos do 10ºA; Foto: Anabela Correia
Na semana de 4 a 7 de dezembro, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, nas aulas de Biologia e Geologia, com a professora Anabela Correia, a turma do 10ºA dinamizou uma atividade sobre os Direitos Humanos alusiva à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Através da atividade “Um Direito, Uma Palavra”, refletiu-se sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, que continha os 30 direitos que permitiram o reconhecimento da dignidade inerente a todos os seres humanos, dos seus direitos iguais e inalienáveis, da importância da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
Como forma de sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e a manutenção dos direitos humanos, a turma do 10ºA procedeu à criação de tiras contendo, cada uma, uma palavra que resumisse um dos direitos contidos na declaração. As mesmas foram coloridas, decoradas e coladas nos espelhos dos degraus das escadas do bloco A, onde permanecem como um símbolo e um lembrete da importância de nunca desvalorizar os direitos que consagram dignidade ao ser humano.
Ainda neste âmbito e da comemoração do Natal, a turma elaborou, na aula de Inglês, com a colaboração da professora de Inglês e diretora de turma, Filomena Rocha, uma árvore de Natal com várias palavras de sensibilização alusivas aos direitos humanos, em língua Inglesa, complementando assim a atividade “Um Direito, Uma Palavra”.
Estes trabalhos foram elaborados com o objetivo de mudar o “chip” da comunidade escolar, fazendo com que os alunos se respeitem cada vez mais.
“A escola deve ser uma casa para todos nós”.
Francisco Ferreira e Pedro Ventura, alunos do 10ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário