quinta-feira, 28 de março de 2024

25 DE ABRIL – 50 ANOS – 50 POEMAS

Placard Escola Secundária da Lousã; Foto: Luís Moura

O 22º poema, Esta gente, de Sophia de Mello Breyner Andresen, dedicado ao Povo Português, foi escrito no tempo em que Portugal vivia, durante a Ditadura, manietado e explorado, impedido de crescer e ser livre, e em que a gente tinha o «rosto desenhado/Por paciência e fome», o que mostra, também, o seu espírito de resistência e de sacrifício. Hoje, passados 50 anos do 25 de Abril, representa uma voz em defesa desse povo, que não quer mais passar fome, miséria, opressão e proclama a liberdade, a justiça… Que nunca mais «Esta gente» se possa sentir assim!

Luís Moura, docente de Português


22. Esta gente

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate

Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in Geografia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Luta pelo ambiente

Um super herói eu quero ser Para o mundo poder salvar A poluição vai desaparecer E o planeta contente vai ficar Para salvar o mundo Vais ter...