quinta-feira, 7 de março de 2024

Atividades promovidas pelo grupo de Físico-Química

Exposição "moléculas 3D" na Escola Secundária da Lousã ; Foto: Maria José Cortesão
Exposição "moléculas 3D" na Escola Nº1 da Lousã ; Foto: Margarete Lopes

O Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1996, no nosso país, é assinalado a 24 de novembro em homenagem a Rómulo de Carvalho*, procurando realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos portugueses.
Os alunos do 8º ano de escolaridade do nosso agrupamento comemoraram este ano o Dia Nacional da Cultura Científica construindo e, posteriormente, expondo os seus trabalhos de projeto, solicitados na disciplina de Físico-Química. O trabalho de projeto, planificado e desenvolvido, individualmente pelos alunos, visava relacionar os conhecimentos adquiridos na disciplina e aplicá-los em novo contexto, para o desenvolvimento de competências como tratar, produzir e comunicar, com rigor, informação relacionada com os domínios científicos abordados, revelando também espírito crítico, criatividade e todas as suas competências digitais.
Assim, os nossos alunos,  colocando mãos à obra, concretizaram o projeto:
- Elaboraram uma pesquisa sobre moléculas à sua escolha e estudaram a sua visualização espacial, com recurso a um simulador digital;
- Construíram em 3D a molécula, usando critério, átomos do mesmo elemento iguais, usando para isso material reutilizável rolhas, papel, …;
- Produziram uma infografia com as características das moléculas, que apresentaram à turma: estrutura, composição qualitativa e quantitativa, utilidade, curiosidades…;
- Elaboraram uma exposição dos seus trabalhos.
Houve uma grande dedicação, originalidade e rigor nos trabalhos desenvolvidos, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da literacia científica de toda a comunidade escolar.

*Rómulo de Carvalho, investigador, professor, poeta, autor de manuais escolares e livros de investigação científica e de poesia, deixou uma marca relevante para afirmar a ciência como o meio para modificar, ampliar e substituir o conhecimento.

Margarete Lopes, Elisabete Oliveira, Dina Mendes e Maria José Cortesão, docentes de Físico-Química

Palestra  sobre "Segurança Rodoviária"; Foto: Margarete Lopes

No âmbito da disciplina de Físico-Química do 9º ano de escolaridade e das suas aprendizagens essenciais decorreu na segunda-feira dia 18/12/2023, pelas 8:30 uma sessão com elementos da Polícia de Segurança Pública, do Programa da Escola Segura, no sentido de sensibilizar os alunos das turmas da Escola Básica número 1, para a Segurança e Prevenção Rodoviária. Foram abordadas e analisadas regras de segurança rodoviária, justificando-as com base na aplicação dos saberes aprendidos na disciplina de Físico-Química. Desta forma também se promoveu a consciencialização dos problemas de segurança rodoviária em diferentes meios de transporte de pessoas e bens, visando uma presente, mas sobretudo futura utilização mais consciente, responsável e cívica dos meios de transporte próprios, por parte dos nossos discentes.
Outra sessão, também promovida para os alunos do 9º ano da Escola Básica Nº 1, pelos elementos da Polícia de Segurança Pública, do Programa da Escola Segura, ocorreu no dia 17/01/2024 e visou comemorar antecipadamente o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado anualmente a 26 de junho. Desta forma procurou-se fortalecer a ação e a cooperação para alcançar um mundo livre do abuso de drogas e álcool, tendo a sessão abordado casos concretos e sensibilizado os alunos para as consequências, por vezes, muito graves, desses abusos.

Margarete Lopes, docente de Físico-Química

Cartaz do "AstroOvo"; Foto: Margarete Lopes

A atividade Lançamento do AstroOvo realizou-se no dia 21/12/2023 na Escola Básica Nº 1 da Lousã com 22 equipas do 3º ciclo inscritas, perfazendo um total de 81 participantes, superando as expetativas dos professores organizadores. A maioria dos participantes envolveu-se no trabalho de grupo expondo as suas ideias e trabalhando em conjunto para conseguirem atingir o objetivo final, no fim do lançamento o ovo cru estar intacto.
Poucos participantes trouxeram material de casa para desenvolver a atividade. O material, sobretudo reciclável, foi fornecido pelos professores: caixas de cartão de transporte dos ovos, algodão, papel de jornal, sacos de plástico, para desenvolverem o paraquedas, e fio. Um grupo de alunos trouxe uma almofada de casa, outro uma caixa e outro enviou um vídeo aos professores da experiência que realizou em casa.
Os participantes refletiram sobre conceitos científicos: a queda de um grave, o material deformável que envolveria o ovo cru para amortecer o choque, a dimensão do paraquedas, entre outros.
Nos 22 lançamentos efetuados apenas 4 ovos se partiram.
Por tudo isto, a finalidade e os objetivos propostos foram amplamente atingidos.

Margarete Lopes, docente de Físico-Química



Exposição "Sistema Solar e Leis de Newton" na Biblioteca da Escola Nº1 da Lousã ; Foto: Margarete Lopes

Exposição "Sistema Solar e Leis de Newton" na Biblioteca da Escola Nº1 da Lousã ; Foto: Margarete Lopes

Os alunos dos 7º e 9º anos de escolaridade da Escola Básica Nº 1 apresentaram uma impressionante exposição de trabalhos sobre o Sistema Solar e as Leis de Newton, como resultado de trabalhos desenvolvidos nas suas disciplinas de Físico-Química.
A exposição, que ocorreu no início do mês de fevereiro, na Biblioteca da escola, encantou os visitantes com uma variedade de projetos criativos e informativos, destacando tanto os planetas do nosso sistema solar, e restantes astros, quanto os princípios fundamentais da física descobertos por Isaac Newton.
Os alunos do 7º ano impressionaram com modelos detalhados dos planetas e as suas caraterísticas únicas, além de dimensões relativas de tamanho dos planetas e suas distâncias ao Sol. Os visitantes puderam explorar a exposição tirando fotografias bem coloridas.
Enquanto isso, os alunos do 9º ano mergulharam nas Leis de Newton, ilustrando os princípios da inércia, da força resultante e do par acção-reação.
A exposição atraiu um grande número de elementos da comunidade escolar, todos impressionados com o talento e o entusiasmo dos alunos produtores.
As professoras de Físico-Química consideram que eventos como este, não enriquecem apenas o currículo escolar dos alunos, como também inspiram os estudantes a explorar o fascinante mundo da ciência e da descoberta.

Elisabete Oliveira, Margarete Lopes, docentes de Físico-Química

Os alunos de Física e Química A, do 11º ano, participaram na fase de escola das Olimpíadas da Física 2024, escalão B, tendo sido selecionados o Guilherme Seco, o José Francisco e Afonso Silva, do 11º A, para representarem o Agrupamento de Escolas da Lousã na fase regional, que terá lugar no Departamento de Física da Universidade de Coimbra a 20 de abril. Também participam nestas olimpíadas três alunos do 9º ano, no escalão A, que integram o Clube de Física e Química, a funcionar na escola secundária.

António Leonardo, docente de Físico-Química

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