O projeto “In-Dependências”, da ARS do Centro, dinamizado pela UCC Arouce, visa a promoção da saúde e a prevenção ou redução de hábitos tabágicos e alcoólicos na comunidade educativa, através da sua capacitação e empoderamento para tomadas de decisão conscientes e responsáveis. Tem como objetivos promover estilos de vida saudáveis e prevenir ou reduzir consumos tabágicos e alcoólicos na comunidade educativa. O desafio lançado aos alunos do 5º ano, e que foi acolhido pela turma F da EB Nº 1, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi escreverem uma carta de Natal, inédita, dirigida aos pais/encarregados de educação, familiares, amigos, ou outros, sobre situações, comportamentos, problemas associados aos consumos de tabaco e/ou álcool, para serem entregues no Natal. Foram recebidas 15 cartas que foram analisadas pelo júri constituído pelo enfermeiro Cristiano Gonçalves, da UCC Arouce, professora Paula Barata, coordenadora do projeto de Educação para a Saúde, e Cidália Silva, professora de Português.
O júri não teve tarefa fácil, pois a qualidade da generalidade das cartas era grande. Depois de uma análise atenta e ponderada, o júri deliberou atribuir, por unanimidade, à carta da aluna Laura Cruz, nº11, o primeiro prémio, pela mensagem de esperança que transmite a todos os que ainda não encontraram forças para deixar de fumar, reforçando que é possível deixar de fumar e que isso traz benefícios. Foram ainda atribuídas menções honrosas aos alunos Eduardo Bispo, Nº 4, e Maria José dos Santos, nº14.
Foi solicitada a colaboração da Autarquia por forma a contribuir com os prémios a atribuir aos alunos vencedores do concurso e que foram entregues no dia 7 de abril, em que se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Entrega dos prémios concurso Cartas do Projeto "In-dependências" - Eduardo Bispo, Laura Cruz e Maria Santos
Lousã, 24 de novembro de 2021
Olá, Padrinho:
Tu já és o meu herói por muitas razões. Gosto muito de ti, mas hoje venho dizer-te que és o meu herói, porque deixaste de FUMAR!
Gostava que os meus colegas conhecessem a tua história, porque é uma história bonita. Tu deixaste de fumar porque o meu primo A., teu filho, te pediu!
Quando fumavas, será que pensavas que fazia mal à saúde? Eu acho que não pensavas na tua saúde e nas consequências. Pensaste também que a tua irmã tinha asma e por isso não podia estar ao pé de pessoas que fumam?
Padrinho, ainda bem que deixaste de fumar, porque faz mal a tudo, aos pulmões e ao coração, e podias vir a morrer.
Fico muito feliz por teres deixado esse vício tão mau. Só queria que toda a gente no mundo deixasse de fumar como tu. Além disso, o tabaco causa poluição e estraga o nosso planeta.
Não gosto nada quando vou à praia e encontro cigarros na areia. Nem as crianças podem brincar em liberdade, pois os meninos pequeninos podem metê-los na boca e ter que ir para o hospital.
Este Natal, vou fazer como o A., vou pedir a todos os pais dos meus amigos, aos amigos dos meus pais e dos meus avós, e a todos os adultos que eu conheço, que não fumem. É o meu desejo de Natal!
Feliz Natal e Não FUMEM nunca!
Laura Cruz, nº11 - 5ºF
Lousã, 25 de novembro de 2021
Querido padrinho:
Ao aproximar-se a época natalícia, em que todos os sonhos e desejos se podem tornar realidade, resolvi escrever-te esta carta para que me ajudes a concretizar um dos meus maiores desejos: que consigas ter força de vontade para deixares de fumar.
Se quiseres, posso informar-te sobre alguns malefícios do tabaco.
Fumar aumenta a tensão arterial e a frequência cardíaca, os vasos sanguíneos diminuem, provoca o estreitamento das artérias e a agregação das plaquetas, podendo formar coágulos que provocam enfarte do miocárdio, ataques cardíacos, angina de peito e acidente vascular cerebral. Para além destas consequências, o tabaco contém produtos tóxicos que, ao entrarem no teu organismo, podem provocar vários tipos de doenças graves e mortais.
Como eu sei que gostas imenso de viver, estar com os amigos, ver filmes, rir e jogares jogos comigo, venho pedir-te que penses com carinho nas minhas palavras e que o menino Jesus te dê a força de vontade de que precisas para te libertares desse vício, pois o meu maior desejo é que vivas muitos anos, juntinho a mim, forte e saudável, para que possamos continuar com as nossas maravilhosas aventuras.
Que Deus e os Anjos estejam contigo e te auxiliem nesta nova conquista que te permitirá ter uma longa vida, comigo a causar-te mais cabelos brancos. 😊😊😊
Do teu afilhado que gosta imenso de ti,
Eduardo Bispo, Nº 4 - 5º F
Lousã, 16 de novembro de 2021
Querido H.:
Escrevo-te esta carta para te desejar um Feliz Natal. Quero dizer-te que gosto muito que sejas namorado da minha mãe, porque a fazes feliz, e ela sorri muito quando está contigo.
Agora vamos ao que interessa… No Natal, desde que era pequenina, costumo escrever uma carta ao Pai Natal, na qual eu enumero as coisas que gostava de receber esse ano. Mas não preciso de mais bonecas, nem de jogos, e resolvi pedir uma coisa que não vem dentro de embrulhos. Algo muito melhor para todos nós: que deixes de fumar.
Aprendi na escola que o tabaco é muito prejudicial. A mãe, como é enfermeira, também sabe muito destas coisas e explica-me. Já decidi que nunca vou fumar na vida. Com o tempo, pode trazer doenças do coração e respiratórias, algumas muito graves, como o cancro. Também não faz só mal a quem fuma, mas também a quem está ao lado. E o tabaco, além de fazer mal ao corpo, também faz mal à carteira.
Só quero pedir-te para deixares de fumar. Pelo menos que tentes. Por ti, mas também por nós.
Este é o meu maior desejo neste Natal.
Gosto muito de ti!
Beijinhos.
Maria
Maria Santos, nº14 - 5ºF
Com a colaboração de:
Ana Maria Simões - Docente de Cidadania e Desenvolvimento
Ana Paula Job - Docente de Português
Parabéns aos três! Fico muito contente por terem sido premiados, mas acredito que alguém ficou ainda mais contente do que eu; pois foi ela que mais contribuiu para o desenvolvimento dessa vossa capacidade. Claro, que vocês também reconhecem que um pouco desses vossos prémios deve ir para a profª Céu Antunes. Um abraço aos quatro.
ResponderEliminar