quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

25 DE ABRIL

 O “25 de Abril” foi, para Portugal, o fim da ditadura e o início da liberdade

Por Laura Correia e Beatriz Serra

A 25 de abril de 1974, os militares portugueses prepararam uma revolução contra o fascismo de Salazar e acabaram com a ditadura. Esta ação foi liderada pelo “Movimento das Forças Armadas”. A Rádio Renascença foi o canal que deu sinal aos militares, por volta da meia noite, com a música "Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso. Gabriel Bernardino, Armelinda Francisco e Silvino Tomás viveram esse dia e o tempo da ditadura.


Quantos anos tinha quando aconteceu o “25 de Abril” de 1974?


G.B. - Na altura, eu tinha 24 anos.

A.F. - Eu tinha 16.

S.T. - Quando este acontecimento ocorreu, eu tinha 10 anos.


Como se sentiu quando soube a notícia?


G.B. - Foi uma alegria para todos, pois finalmente iríamos ter liberdade de expressão.

A.F. - Foi inesperado, não sei bem explicar.

S.T. - Sentimos medo, pois não sabíamos o que ia acontecer.


Como era o método de ensino antes da “Revolução dos cravos”?


G.B. - Quando eu andava na escola, havia uma oração de manhã, e tínhamos de ficar de pé até o professor nos autorizar a sentar. Os castigos, normalmente, eram com régua ou cana, o que era horrível. 

A.F. e S.T.- Nessa altura trabalhávamos, então não teríamos escola.


Onde estava quando foi declarado o dia da liberdade?


G.B.- Eu estava em casa e comecei a acompanhar a notícia por volta das cinco da manhã, depois comemoramos muito. 

A.T e S.T.- Estávamos na fábrica, a trabalhar. 


Apoiou a Revolução dos Cravos?


G.B.- Sim. 

A.F. e S.T.- Sim. 


Conhecia alguém que não apoiasse?


G.B- A maioria das pessoas apoiava, pois ao fim de 48 anos, foi um alívio 

A.F. - Sim, a minha mãe.

S.T. - Sim, o meu pai.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Seminário Multilateral "Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”

Equipa do Seminário; Foto: Liliana Brites A docente do AEL, Liliana Brites integrou a delegação portuguesa presente no Seminário Multilatera...