domingo, 18 de dezembro de 2022

Consequências da massificação cultural

“Uma das consequências que resultam da massificação cultural tem que ver com as pressões da despesa competitiva e do consumo ostentativo, que estão a transformar a abundância de alguns na exclusão social de muitos. Esta situação é potencialmente geradora de conflitos e tensões sociais”.
A massificação é um processo de crescimento em que muitas pessoas adotam valores e produtos que até aí eram só acessíveis a grupos restritos de pessoas. Ao longo do tempo, foi envolvendo vários setores como a música, a literatura, a moda e, mais recentemente, as redes sociais. Esta situação tem originado diversos comportamentos das massas que, na minha opinião, estão muitas vezes na origem dos problemas sociais que observamos hoje.
As pessoas idealizaram estilos de vida que observam nos outros e que desejam para si. A globalização, com o desenvolvimento das tecnologias de informação permitiu o acesso à “cultura global”, em que quase todos podem contactar com os elementos culturais de outras sociedades e torná-los parte da sua própria cultura. Desta forma, os padrões de consumo culturais adquirem hoje uma importância extrema, que influencia o comércio global que tem de dar respostas a um mercado cada vez mais massificado. Por exemplo, com a facilidade de influenciar os jovens nos dias de hoje, vendem-se cada vez mais produtos iguais em diferentes partes do mundo, com uma crescente homogeneidade cultural. São tidos como modelos blogers, influencers ou youtubers das mais variadas regiões do globo, que muitas vezes são instrumentalizados pela indústria de marketing e publicidade. Se por um lado o acesso massificado aos bens e à cultura é algo muito positivo, por outro lado, tem levado as pessoas a tomar atitudes competitivas e consumistas para além das suas reais possibilidades. Quando não conseguem realizar os seus objetivos sentem-se frustradas, desanimadas e muitas vezes insatisfeitas, pois quem não tem acesso às tecnologias sente-se excluído como se houvesse um muro digital. O consumo ostentativo exerce uma pressão muito grande sobre as pessoas e hoje percebemos que a pobreza e a exclusão social crescem devido a este consumo, uma vez que o acumular de dívidas entre os consumidores é cada vez maior e nem sempre para despesas consideradas essenciais. Este ambiente consumista gera desentendimentos e choques de culturas que provocam tensões sociais. Outra consequência da massificação cultural é o risco de desaparecimento ou mistura de tradições, costumes e culturas de povos, levando a crises de identidade das populações.
Em suma, na minha opinião, todos devemos estar muito atentos aos desafios que a massificação cultural trouxe, mas é inegável que o facto de permitir o acesso democratizado à informação, aos acontecimentos, conhecimentos e entretenimento, é algo de muito positivo e que não deverá desaparecer.

Alda Correia, aluna do 12º C 2

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