quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Entrevista a Sílvia Leal, docente da Educação Especial da Escola Básica Nº1 da Lousã

 Sílvia Leal, docente da Educação Especial; Foto: Diana e Verónica do 8ºG

Sílvia Leal é professora de Educação Especial, na Escola Básica Nº1 da Lousã. Adora o que faz, tem um gosto muito grande por saber que está a ajudar crianças com características diferentes e espera que elas, um dia, consigam ter uma vida como as outras e quer que se sintam sempre amados.
- Como se chama?
- Eu chamo-me Sílvia Leal.
- Onde nasceu?
- Nasci na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, cidade onde passei a minha juventude.
- Antes de escolher a área em que agora trabalha, já tinha pensado em trabalhar nela?
- Eu não sabia o que queria ser. Era aquela pessoa que pensava que tinha jeito para tudo!
- Qual era o curso que pensava escolher?
- No início, pensava que queria seguir Sociologia.
- Qual é a sua profissão?
- Eu tirei o Curso de Educadora de Infância. No curso, tinha uma cadeira de Educação Especial e comecei a interessar-me por este assunto.
- E quais são as funções que desempenha?
- Temos as funções de consultores de diretores de turma, isto é, de ajudar a tomar a decisão sobre as medidas de promoção do sucesso escolar e de dar apoio a alunos de medidas seletivas e adicionais.
- Há quantos anos trabalha nesta unidade?
- Eu trabalho há 22 anos em Educação Especial, mas, nesta sala, há 5/6 anos.
- O que acha mais difícil na sua profissão?
- O que eu acho mais difícil, no meu trabalho, não tem a ver com os alunos. É mais com os adultos, porque há pouca solidariedade e vontade de ajudar estas crianças com características diferentes.
- Quer contar alguma história que já aconteceu com a professora ao longo do seu tempo de trabalho?
- Eu tenho várias histórias, mas o que eu mais quero salientar é que “devemos sempre acreditar e ser positivos”.

Diana e Verónica, alunas do 8ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...