Kali, o pequeno vampiro é uma curta-metragem de animação de 2012. Realizado por Regina Pessoa*, este filme de nove minutos foi premiado, em setembro de 2013, pela Academia Portuguesa de Cinema - Gala de Prémios Sophia. Ao todo, já recebeu dezassete prémios.
Kali é a personagem principal, um pequeno vampiro que sonha ser como as crianças e que brinca sozinho, fazendo sombras de animais com a luz da lua. Quando sai de casa, fica escondido a observar as brincadeiras dos meninos e guarda os objetos que eles vão perdendo.
Certo dia, num gesto altruísta, Kali coloca a sua vida em risco, para salvar uma criança. O que irá acontecer a Kali?
Neste filme, que usa a Gravura Digital como técnica de animação, a escolha das cores é intencional: o vermelho representa a vida; o preto, a noite e a tristeza. Quanto ao som, há música, efeitos sonoros e uma Voz OFF que narra a história em retrospetiva.
Gostámos do filme e consideramos a história interessante, pois apesar de triste, espelha a solidão que muitas crianças e jovens sentem (e não só os vampiros).
Comentário a um filme de animação - Texto coletivo realizado na aula de Português pelos alunos da turma G do 8º Ano da Escola Básica Nº 1
*Nota biográfica sobre a realizadora
Regina Pessoa foi reconhecida, recentemente, como uma das melhores realizadoras mundiais dos últimos 25 anos (Animac’2021). Três dos seus filmes fazem parte da lista de filmes do Plano Nacional de Cinema. Nasceu em Coimbra e licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Em 2018, foi convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Sem comentários:
Enviar um comentário