sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O Eco – Escolas está de volta à Escola Básica N.º 1 (EB1) da Lousã

Bandeira verde - EB1 Foto: Mercês Fernandes
Na EB1 da Lousã, dia 24 de novembro, foi hasteada a bandeira verde do Eco-Escolas, galardão atribuído novamente à escola, no passado dia 13 de outubro, em Braga.
O Programa Eco-Escolas pretende promover a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e para a consciencialização do impacto das preocupações ambientais junto dos alunos, docentes, não docentes, pais e encarregados de educação.
O hastear da bandeira foi celebrado com grande alegria por parte dos alunos, que colaboraram para um melhor ambiente, ao plantar árvores. As turmas do 6º ano apresentaram a música de Bob Dylan, “Blowin in the wind” e a sua tradução em forma de poema.
Para receber este prémio, a Escola teve de cumprir os sete passos indicados pelo Eco-Escolas: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade e Eco-Código.
O primeiro passo, o 1.º conselho Eco-Escolas, teve lugar no dia 19 de dezembro, no auditório da EB1 e contou com a participação de alunos, professores, pais e encarregados de educação e parceiros (Arcil, Câmara Municipal da Lousã, Activar, Jornal O Trevim, Jornal A Voz de Serpins, Baldios da Lousã, Aflopinhal, Junta de freguesia da Lousã, Adic e Montanha Clube). Foram dadas a conhecer as ações que já foram levadas a cabo e o plano de ação para o presente ano letivo. Após este conselho Eco-Escolas, verifica-se que há grande entusiamo em relação às propostas deste projeto, que continua a motivar a comunidade educativa.

Trabalho coletivo do 6.ºF e do 7.ºE

     1.º conselho Eco-Escolas EB1           Foto: Mercês Fernandes
 1 conselho Eco-Escolas EB1           Foto: Mercês Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...