Mercês Fernandes é coordenadora de estabelecimento, na Escola Básica número um da Lousã, onde é professora.
- Como se chama?
- Mercês Fátima Gomes Jardim Fernandes.
- Onde nasceu?
- No Funchal (Madeira).
- Onde vive?
- Em Serpins.
- Que funções desempenha?
- Sou professora e coordenadora de estabelecimento.
- Gosta da sua profissão? Há quantos anos exerce?
- Gosto muito. Sou professora há 35 anos e coordenadora, há 10.
- Quais são as suas funções como coordenadora?
- Coordenar as atividades educativas, monitorizar o cumprimento do Plano Anual de Atividades, transmitir as informações relativas ao pessoal docente e não docente e aos alunos. Resolver todos os problemas dos alunos, servindo de moderadora e reunir com os encarregados de educação. Além disso, tenho de gerir as instalações, espaços e equipamentos. Todos os problemas que não podem ser resolvidos por mim, são encaminhados para o Diretor.
- O que a inspirou a ser coordenadora?
- O cargo de coordenadora é um convite que o Senhor Diretor do Agrupamento faz. Antes já era coordenadora, mas era com a outra Diretora do Agrupamento.
- Quais são as maiores dificuldades de ser coordenadora?
- As intrigas entre os alunos, sem motivo, e também as intrigas entre adultos. A parte das relações humanas é sempre a mais complicada!
- Qual foi a coisa mais engraçada que viu como coordenadora?
- Existem muitas situações, umas mais engraçadas, outras embaraçosas, mas (sobre estas) não vou nomear nenhuma. Uma das coisas engraçadas é encontrar os filhos de antigos alunos.
- O que faz, no seu dia a dia, como coordenadora?
- O dia a dia é sempre muito movimentado, com muitas situações para resolver. Além disso também sou professora, também tenho de dar aulas a duas turmas. Como temos três ciclos de ensino, a sala mediadora de aprendizagem e a unidade de multideficiência, há sempre muitas coisas para fazer!
Daniela e Inês (8.º G)
Sem comentários:
Enviar um comentário