quinta-feira, 25 de abril de 2024

25 DE ABRIL – 50 ANOS – 50 POEMAS

Imagem criada por Inteligência Artificial

O 50º poema, E depois do Adeus, é uma canção, cuja letra é de José Niza, a música de José Calvário e que foi interpretada por Paulo de Carvalho no Festival RTP da Canção de 1974. Venceu e, por isso, representou Portugal no dia 6 de abril no Festival Eurovisão desse ano, em que ficou em último lugar ex aequo com as canções da Alemanha, Suíça e Noruega.
Depois, foi usada como a 1ª senha da Revolução do 25 de Abril, às 22 horas e 55 minutos, do dia 24 de Abril de 1974, indicando que os militares se deviam aprontar e estar a postos, aguardando a 2ª senha, a canção Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, para, aí, sim, saírem dos quartéis e darem início à revolução.
A canção E depois do Adeus foi a escolhida como a 1ª senha, pois não era revolucionária, nem tinha qualquer mensagem subversiva ou que pudesse suscitar qualquer suspeita do que estava em curso. O poema exprime uma história de amor que terminou e que, como qualquer amor, trouxe felicidade, paixão, enquanto durou, mas também sofrimento, tristeza, desilusão depois de terminar: «amar/É ganhar/E perder». Por isso, o título «E depois do Adeus» não tem qualquer mensagem política de referência ao fim da ditadura como se possa ser levado a pensar, sendo apenas uma canção de amor, que exprime a desilusão do fim de uma relação amorosa, mas ficou para sempre associada à Revolução do 25 de Abril e ao fim do Regime do Estado Novo, marcando o reunir das tropas que, depois, fizeram essa mudança, há muito esperada, que nos trouxe a Liberdade e a Democracia.

Luís Moura, docente de Português

50. E depois do Adeus

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder

Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...

E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós

Música: José Calvário
Letra: José Niza
Intérprete: Paulo de Carvalho

Aqui fica a canção interpretada por Paulo de Carvalho no Festival RTP da Canção de 1974:

Placard Escola Secundária da Lousã; Foto: Luís Moura

Placard Escola Secundária da Lousã; Foto: Luís Moura

Placard Escola Secundária da Lousã; Foto: Luís Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Intercâmbio Centros de ATL Cáritas

  Participante no intercâmbio / Foto:  Equipa Cáritas Nos dias 4 e 5 de abril, um grupo de cerca de 70 jovens dos Centros de Atividades da ...