sábado, 3 de julho de 2021

4 de fevereiro - Dia Mundial do Cancro

Eduardo Carvalho (11.º C)

Se há, na minha perspetiva, algo que define o cancro é a sua capacidade de ser invisível, de surgir despercebido, exceto se for detetado preventivamente.

Ele é traiçoeiro e pode não ter o cuidado de bater à nossa porta!

Tem o potencial de virar a vida de uma pessoa e dos que a rodeiam de pernas para o ar, se o diagnóstico for grave. Porém, pode não o ser.

Felizmente o avanço contínuo da Ciência é real. Graças a todos os que, em todo o mundo, dedicam horas intermináveis à Investigação, aos estudos, aos grupos de controlo e ao conhecimento científico.

Uma luta nobre, mas silenciosa, que continuamente nos alarga as esperanças e possibilidades nesta guerra, ao ponto de vários tipos de tumores serem perfeitamente tratáveis e considerados uma patologia comum.

Associamos ao cancro palavras como “luta” e até “guerra”. Falamos da Liga Portuguesa contra o Cancro, que nos invoca sentimentos como se estivéssemos perante um inimigo comum. Mas, esta doença não escolhe estrato social ou condição de vida - ou talvez escolha, em função dos hábitos que cada individuo tem.

Acho interessante como ”um acaso”, uma mutação ocorrida na infinidade de reações, que acontece na vida das células e que é comum a todos os organismos, se torna em algo que tem “peso imediato” e com uma carga psicológica enorme. Basta, para tal, dizer apenas o nome comum para a doença.

Não tenho nenhuma experiência em primeira mão. Nunca “lidei” com um caso de cancro na minha família, mas pergunto-me se, no fundo, isso será mesmo verdade. O meu avô paterno, que nunca conheci, morreu jovem com um tumor no esófago, numa época em que, depreendo, tal doença seria uma sentença de morte, quando comparada com as possibilidades que temos hoje. Se o facto, de ser dos poucos da família que fumava regularmente, foi a causa, nunca se saberá. A verdade é que nunca sofri com isso: faleceu muito antes de eu sequer ter nascido! No entanto, tenho a certeza que teve influência na minha vida. De facto, nunca o conheci e a nossa própria vida é feita das pessoas que conhecemos, mas o meu pai perdeu-o mais cedo do que seria desejável. Nunca saberei o que é que podia ter sido diferente…

Por isso, o pensamento que gostaria de deixar a todas as pessoas é que, definitivamente, tomemos consciência das medidas e mecanismos que devem existir para apoiar quem sofre de cancro, bem como as suas famílias. Este apoio pode ser necessário na realização dos tratamentos (de quimioterapia/radioterapia), no fornecimento de medicamentos, na ocupação dos tempos livres, nas sessões com terapeutas, por exemplo. Será que, enquanto sociedade, protegemos e apoiamos devidamente estas pessoas?

Além disso, também é importante interiorizar que a vida não pode estagnar completamente. Pois a pessoa que sofre de cancro tem, muitas vezes, filhos e outras preocupações familiares ou está ainda a estudar e a tentar perseguir a carreira ou o sonho que sempre quis. Pelo que termino com uma questão: como é possível gerir uma situação como esta?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial da Dança na EB2

Vinte e nove de abril foi um dia diferente na EB2, alunos acompanhados pelos seus professores comemoraram o Dia Mundial da Dança. A atividad...