quinta-feira, 7 de abril de 2022

Horta Pedagógica da ESL, um trabalho de equipa!

Semear

Regar

Lídia Oliveira e Anabela  Correia*

Na Escola Secundária da Lousã e, no âmbito do projeto Eco-escolas, a Horta Pedagógica está, de novo, a ser dinamizada pelos alunos da Educação Especial, seus professores e assistentes operacionais e, nela já foram criados canteiros com sementeiras de várias hortícolas como alfaces, favas, ervilhas, cenouras, rabanetes, cebolas e aipo.
Numa primeira fase e, com a ajuda da Junta de Freguesia da Lousã, foi colocada uma camada de solo e, de seguida, com a ajuda do jardineiro da ARCIL, foram criados vários canteiros que os alunos semearam. Os nossos jovens orientados pelos professores Lídia Oliveira, Filomena Henriques, Lourdes Antunes e Luís Sequeira, e apoiados por vários assistentes operacionais da ESL, fizeram medições para calcular o comprimento e o diâmetro da mangueira necessária para regar a Horta e o Cantinho das Aromáticas, retiraram borras de café de cápsulas usadas, adubaram os canteiros e, regularmente, regam-nos.
Com a ajuda dos seus professores construíram e afixaram placas feitas com restos de madeira com a identificação do espaço da Horta e do Cantinho das Aromáticas. Os alunos do 11ºA/C e B criaram pequenas etiquetas com restos de garrafões de plástico que colocaram, em todos os canteiros, com a identificação dos nomes comuns e científicos das diferentes espécies.
Numa segunda fase construiu-se um espantalho, “O Vasquinho”, para colocar nesses espaços e plantaram-se algumas hortícolas. Num verdadeiro trabalho de articulação colaborativa, a nossa Horta e o Cantinho das Aromáticas constituem-se como um espaço de aprendizagem ativa, com verdadeiros momentos de inclusão, na comunidade educativa.
Para colher é preciso semear e, com um trabalho de equipa, tudo é mais fácil!
* Docentes

"O Vasquinho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROGRAMA + CONTIGO

Mural EB1 programa +Contigo / Foto: Anabela Marques No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas da Lousã aderiu, mais uma vez, ao Progr...