Automóvel presidencial; Foto: alunos do 9ºE
No passado dia 7 de março eu e a minha turma (9ºE) fomos a uma visita de estudo ao Porto, organizada pelas professoras de português e de história.
A viagem até ao Porto foi divertida, pois fomos no autocarro com o 9ºD e o clima era de boa disposição e de entusiasmo, pois há muito que não fazíamos uma visita de estudo. A acompanhar-nos estavam as professoras de português, de história e os diretores de ambas as turmas. Durante a viagem de autocarro, fomos a ouvir música e a conversar uns com os outros, era grande a ansiedade por chegar ao Porto. Fizemos uma breve paragem, a meio do caminho, para comer qualquer coisa e ir à casa de banho. O tempo não ajudou, chovia muito e a estrada estava perigosa, mas a condutora conduzia com muita precaução e sentíamo-nos seguros.
Assim que chegámos ao Porto, fomos até à zona da Ribeira, já que a nossa primeira visita era no Museu dos Transportes e Comunicações, que fica nessa zona. É uma zona muito típica e visitada por muitos turistas. No Museu tivemos uma visita guiada, onde pudemos observar quase todos os carros que pertenceram aos Presidentes da República, desde os inícios da república e que eram usados nas deslocações oficiais dos Presidentes. De seguida, dirigimo-nos ao andar de cima e lá, tivemos uma oficina prática relacionada com uma data muito importante para o nosso país e cujo cinquentenário está prestes a ser assinalado: o 25 de abril. Fomos divididos em grupos e participámos em várias atividades relacionadas com o 25 de abril e a ditadura em Portugal. Acho que nos saímos bem e que deixámos a professora de História, Filomena Matos, orgulhosa com a nossa prestação. De seguida, almoçámos nos corredores do Museu, pois o tempo não permitia que pudéssemos almoçar no exterior, conforme estava previsto, caso as condições climatéricas fossem favoráveis. Sentámo-nos em grupo e almoçámos ali mesmo, entre gargalhadas e piadas que contávamos uns aos outros. Houve até quem tivesse vista privilegiada para o Douro!
Na parte da tarde fomos ao Teatro Sá da Bandeira onde vimos uma peça de teatro sobre o “Auto da Barca do Inferno”, particularmente a minha parte preferida desta viagem. Aí pudemos assistir às personagens que já conhecíamos das aulas, mas vê-las representadas tornou tudo mais interessante. Os atores eram divertidos e interagiam com o público. A sala estava cheia, pois além das várias turmas de 9º ano da Lousã, havia também outras escolas a assistir à representação. A peça acabou por volta das 16:00 horas e ficámos a aguardar o autocarro que nos havia de conduzir na viagem de regresso.
Durante o percurso de volta à Lousã, fizemos mais uma paragem e tivemos um encontro surpreendente com o qual não contávamos. Na estação de Serviço (Antuã) estava o João Paulo Sousa, que é ator e apresentador do programa Domingão, na SIC. Foi muito simpático com todos os que o abordaram e até acedeu a tirar umas fotos com alguns dos meus colegas. Finalmente, retomámos viagem e regressámos à Lousã, onde alguns de nós tinham os pais à sua espera.
Núria Correia, aluna do 9ºE
No dia 7 de março, todas as turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas da Lousã, participaram numa visita de estudo ao Porto, organizada pela professora de Português, Rosa Lagoas, e pela professora de História, Filomena Matos. Partimos da Escola Secundária às 8.30h da manhã, num autocarro de 50 lugares e para minha surpresa, tínhamos uma senhora como nossa motorista, a Dona Sónia. Juntamente com a minha turma (9ºE) estava a turma do 9ºD. Para além das professoras das disciplinas de História e de Português, estavam também os diretores das duas turmas, o Professor José Marques (DT do 9ºD) e a nossa “teacher e class director”, professora Ana Teixeira.
Na parte da manhã visitamos o museu dos transportes, gostei muito de participar nas atividades. Foram-nos colocados dois desafios: descobrir a diferença entre as bandeiras presidenciais, que enfeitam os carros dos presidentes (foi engraçado descobrir que um dado Presidente da República optou em determinada altura, por retirar a cor vermelha da nossa bandeira, pois provocava alguns constrangimentos ter de referir a associação ao sangue e à morte, quando questionado em cerimónias oficiais sobre o significado das cores e dos símbolos da bandeira, particularmente, no caso da cor vermelha); descobrir qual havia sido o carro presidencial que “ foi assistir a um jogo de futebol”, nas mãos de um particular que o adquiriu (posteriormente a estar ao serviço do Presidente da República) e que o resolveu decorar, escrevendo no capot o nome das equipas envolvidas e o resultado desse jogo. A nossa guia, que por sinal era muito simpática e divertida, explicou-nos que o Governo Português resolveu ir à procura do carro e que o conseguiu recuperar, tendo procedido à sua reforma e restauro. No entanto, havia uma foto na exposição onde podíamos observar o estado em que o carro estava quando o encontraram. Só assim conseguimos descobrir de que carro se tratava, pois a reforma foi mesmo bem feita e já nada se notava desse derby que levou o carro presidencial além fronteiras…..
De seguida, já na biblioteca do Museu, pudemos participar em vários desafios relacionados com o período de censura em que o nosso país viveu, antes do 25 de abril. Tratava-se de um desafio prático, em que participei e onde me foi pedido que censurasse uma notícia. Todos os desafios foram completados com sucesso!
Depois do almoço, que decorreu nas instalações do museu, voltámos a entrar no autocarro e dirigimo-nos ao Teatro Sá da Bandeira, onde nos aguardava a representação da peça “Auto da Barca do Inferno”, que estudámos nas aulas de Português, no decorrer do 1º semestre.
Gostei muito da peça, só achei que foi um pouco rápido demais, pensei que fosse mais demorada, durou cerca de uma hora, mas tudo bem, o que interessa é que assisti e gostei.
Depois deste dia incrível, fizemos a viagem de regresso à Lousã que, tal como no percurso de ida, foi igualmente de grande diversão e animação! No dia seguinte, era dia de aulas e lá estávamos nós na escola para mais uma jornada de trabalho. Estávamos todos ainda muito animados e a trocar impressões sobre este dia, que foi tão diferente dos que se passam dentro da Escola, e que nos deixou mais ricos, não só pelas aprendizagens, mas também pelo momento de convívio fora do espaço escolar, entre alunos e também entre alunos e professores.
Madalena Azevedo, aluna do 9ºE
Sem comentários:
Enviar um comentário